Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de Cymbopogon citratus e Melaleuca alternifolia na candidose bucal em camundongos imunossuprimidos

Processo: 10/19117-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Juliana Campos Junqueira
Beneficiário:Juliana Campos Junqueira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Assunto(s):Microbiologia oral  Candidose  Candida albicans  Óleos essenciais 

Resumo

Frente à resistência dos microrganismos aos fármacos usuais e ao crescente número de infecções fúngicas, torna-se necessário o desenvolvimento de tratamentos alternativos para a candidose bucal. O presente estudo terá como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana dos óleos essenciais de Cymbopogon citratus e Melaleuca alternifolia na candidose bucal induzida por Candida albicans em camundongos imunossuprimidos. Serão utilizados 42 camundongos machos de aproximadamente 12 semanas, que receberão injeções de prednisolona na dose de 100 mg/kg por massa corporal para a imunossupressão. A indução de candidose experimental será realizada por inoculações de suspensão de C. albicans (ATCC 18804) contendo 108 células/mL no dorso da língua dos animais. Após 4 dias da inoculação de C. albicans, o dorso da língua dos camundongos será tratado com os óleos essenciais ou tratado apenas com solução fisiológica (grupo Controle). Antes e após os tratamentos experimentais, serão realizadas coletas de amostras bucais para recuperação de leveduras da cavidade bucal dos animais e contagem de Unidades Formadoras de Colônias (UFC/mL). A seguir, os animais serão submetidos à eutanásia para análise macroscópica, microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados obtidos na contagem de UFC/mL serão analisados por Análise de Variância e teste de Tukey. Para avaliação dos escores obtidos na análise macroscópica e microscópica será aplicado o testes de Kruskal-Wallis e Bonferroni. considerando-se nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, ANNA C. B. P.; PEREIRA, CRISTIANE A.; JUNQUEIRA, JULIANA C.; JORGE, ANTONIO O. C. Recent mouse and rat methods for the study of experimental oral candidiasis. VIRULENCE, v. 4, n. 5, p. 391-399, JUL 1 2013. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.