Busca avançada
Ano de início
Entree

O corpo na ópera

Processo: 11/00061-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Ópera
Pesquisador responsável:Marilia Velardi
Beneficiário:Marilia Velardi
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Artes do espetáculo  Gêneros das artes do espetáculo  Atores 

Resumo

Talvez seja desde a utilização do termo Gesamtkunstwerk por Richard Wagner que a ideia de ópera como espetáculo total tenha sido inexoravelmente incorporada ao seu significado. Entretanto, há questões importantes que interferem na produção, realização e encenação da ópera como um espetáculo completo e com forte ligação com a encenação teatral. Dentre as diversas questões uma delas relaciona-se à concepção de ópera e às possibilidades de encenação de cada cantor, na medida em que é comum afirmar-se que a expressão da técnica vocal pode ser prejudicada pelas ações corporais. Todavia, as novas gerações de cantores líricos ainda em formação parecem opor-se a esta perspectiva. Buscam uma formação teatral sólida e abrem-se para diversas experiências corporais. Isto tende a demonstrar não apenas uma disponibilidade para a encenação, mas aponta para valores e conceitos sobre o espetáculo operístico. Este projeto busca construir coletivamente o significado da ópera a partir de reflexões sobre o as ações físicas e o corpo do ator-cantor nesse espetáculo. Para isso oito integrantes de uma companhia jovem de ópera serão entrevistados com base num roteiro semi-estruturado. As entrevistas serão mediadas pela photo elicitation technique com o objetivo de propor reflexões críticas a respeito das encenações em ópera. Espera-se que este projeto permita a formação de um corpo de conhecimento sobre os valores e conceitos da ópera que se faz e que se almeja fazer. Considerada a carência de estudos e pesquisas acadêmicas sobre o assunto, espera-se, ainda, que este seja o início de reflexões sobre a formação para a ópera. (AU)