Busca avançada
Ano de início
Entree

Lúpus eritematoso cutâneo: análise histológica, imuno-histoquímica e de imunofluorescência direta

Processo: 11/50037-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Maria Letícia Cintra
Beneficiário:Maria Letícia Cintra
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lúpus eritematoso cutâneo  Formação de anticorpos  Interleucinas  Imuno-histoquímica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imuno Histoquimica | Imunologia | Interleucinas | Patologia

Resumo

O lúpus eritematoso (LE) é doença auto-imune espectral, que varia desde lesões puramente cutâneas a doença sistêmica potencialmente fatal. As formas cutâneas são classificadas em LE cutâneo agudo, subagudo, crônico e túmido, de acordo com suas características clínicas, histológicas e laboratoriais. Vários estudos sobre a patogênese do LE cutâneo (LEC) vem sendo desenvolvidos em relação aos mecanismos da resposta imune aberrante e consequente injúria tecidual. Entretanto, a importância das diversas citocinas, moléculas de adesão e ativação linfocitária na deflagração do fenômeno autoimune ainda não é completamente compreendida O objetivo da pesquisa é correlacionar achados clínicos, histológicos, de imunofluorescência direta e imuno-histoquímicos de pacientes com LEC, de modo a caracterizar òs eventos que levam às lesões cutâneas. Os resultados poderão otimizar o conhecimento da imunopatogênese da doença, o que é essencial para o surgimento de novas armas terapêuticas e conseqüente impacto na qualidade de vida e prognóstico dos pacientes acometidos. Serão analisadas amostras de pele acometida por LEC, coletadas e arquivadas nos últimos 3 anos, de pacientes atendidos no Hospital de Clínicas da UNICAMP, as quais serão analisadas por técnicas histoquímicas e imuno-histoquímicas, tanto do material incluído em parafina, como do material fresco congelado. Será empregada técnica imuno-histoquímica para CD4, CD8, CD56, granzima A, granzima B, perforina, granulisina, ICAM-1, BL-6, IL-1b, IL-17, IL-18, FoxP3, IL-10 e TGF-b, cuja expressão será analisada em imagens digitalizadas. Serão coletados dados dos prontuários, incluindo idade, sexo, cor, co-morbidades, características clínicas da doença, e resultados relevantes de exames laboratoriais. Os resultados serão tabulados e, sua significância, avaliada por testes estatísticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBARA HARTUNG LOVATO; LETICIA FOGAGNOLO; ELEMIR MACEDO DE SOUZA; LARISSA JULIANA BATISTA DA SILVA; PAULO EDUARDO NEVES FERREIRA VELHO; MARIA LETICIA CINTRA; FERNANDA TEIXEIRA. IL-1β and IL-17 in cutaneous lupus erythematous skin biopsies: could immunohistochemicals indicate a tendency towards systemic involvement?. ANAIS BRASILEIROS DE DERMATOLOGIA, v. 99, n. 1, p. 66-71, . (11/50037-2)