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Kant e a metáfora musical

Processo: 11/01002-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Ubirajara Rancan de Azevedo Marques
Beneficiário:Ubirajara Rancan de Azevedo Marques
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Melodia  Música  Harmonia  Immanuel Kant 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Harmonia | Kant | melodia | metáfora | música | História da Filosofia Moderna

Resumo

Ademais do glossário filosófico, Kant emprega outros tantos repertórios linguísticos, entre eles o musical. A presente investigação, considerando o léxico musical kantiano, não tem como objetivo, porém, a promoção estética da música no cenário da filosofia crítica, mas o reconhecimento e a análise preliminar de um recurso argumentativo utilizado muita vez pelo filósofo, a saber, a analogia musical. No âmbito das considerações sobre a metáfora musical em Kant será também examinado o modo como o filósofo aborda e utiliza certos conceitos eminentemente musicais (em contexto analógico e também estético), tais os de "melodia" ("Melodie"), "harmonia" ("Harmonie") e "consonância" / "concordância" ("Übereinstimmung"), observando-se, então, em passagens do corpus kantiano, a presença subterrânea da "querelle des Bouffons", o embate entre Rousseau e Rameau, bem como, ainda, a importância da Teoria Geral das Belas-Artes, de Sulzer, e dos escritos de Euler. (AU)

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