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O desenvolvimento profissional de educadores matemáticos ao se inserirem em processos de educação estatística mediados pelas tecnologias

Processo: 10/15957-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Beneficiário:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil  Ensino fundamental  Tecnologia educacional  Matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Estatística | Educação Infantil | educação matemática | Ensino Fundamental | Ensino Superior | tecnologias | Formação de professores

Resumo

Este projeto visa investigar como os professores adquirem conhecimentos profissionais sobre os processos de ensino e aprendizagem de Estatística e Matemática nos diferentes níveis de ensino. Trata-se de uma investigação sobre o desenvolvimento profissional de professores de Educação Básica e Ensino Superior e sobre o desenvolvimento e a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino e a aprendizagem de Matemática e Estatística. Busca-se responder as seguintes questões: Como os educadores matemáticos de diferentes níveis de ensino ampliam seus conhecimentos profissionais em Matemática e Estatística ao inserir-se em um processo de desenvolvimento profissional mediado pelas tecnologias de informação e comunicação? Em que medida o uso de um ambiente virtual de aprendizagem pode contribuir para o desenvolvimento profissional desses educadores? Quais as contribuições de softwares aplicativos à aprendizagem de Matemática e Estatística para a elaboração de atividades de ensino? Para obter respostas a esses questionamentos se opta pela metodologia essencialmente qualitativa, por nos aproximar da perspectiva dos participantes. Considerando-se os dados construídos, visa-se realizar uma análise por categorias emergentes, a partir da técnica da triangulação de dados, visando enfatizar mais o processo do que o produto, ao longo dos dois anos do projeto, uma vez que se procura retratar a perspectiva dos participantes na apropriação e na mobilização do conhecimento matemático e estatístico. Esta pesquisa proporcionará informações relevantes sobre o conhecimento profissional dos professores que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior. (AU)

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