Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre duas soluções de recondicionamento pulmonar em pulmões humanos não-aceitos para transplante em modelo de avaliação e recondicionamento pulmonar ex-vivo

Processo: 10/52222-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Paulo Manuel Pêgo-Fernandes
Beneficiário:Paulo Manuel Pêgo-Fernandes
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transplante de pulmão 

Resumo

Desde o início da década de 80, o transplante pulmonar tem sido empregado com sucesso no tratamento da maioria das pneumopatias em estágio terminal. Apesar dos avanços no campo da técnica cirúrgica e cuidados perioperatorios, a lesão de isquemia-reperfusão permanece uma causa importante de morbidade e mortalidade precoces após transplante pulmonar. A solução de preservação Perfadex é utilizada pela maioria dos programas de transplante pulmonar do mundo. Contudo, as dificuldades relacionadas à importação de produtos médico-hospitalares de alto custo representam entraves aos programas brasileiros. O objetivo do trabalho é avaliar comparativamente, em pulmões humanos de doadores não aceitos para transplante, a ação da solução de recondicionamento comercial Steen Solution® e da solução de recondicionamento de fabricação nacional em modelo de avaliação pulmonar ex-vivo, com relação à função e morfologia pulmonar. Serão utilizados pulmões de 16 doadores submetidos à preservação com Perfadex® (Vitrolife, Gotemburgo, Suécia) e acondicionados sob isquemia fria (4 a 8°C) por 10 horas. Após este período os pulmões serão randomizados para inclusão em um dos grupos conforme descrito abaixo: Grupo 01: Composto por pulmões de 8 doadores que serão submetidos à técnica de recondicionamento ex-vivo utilizando-se a solução de recondicionamento Steen Solution® (Vitolife AB). Grupo 02: Composto por pulmões de 8 doadores que serão submetidos à técnica de recondicionamento ex-vivo utilizando-se uma solução de recondicionamento pulmonar de fabricação nacional. Para a pesquisa serão utilizados os pulmões de 16 doadores-cadáveres que não foram aceitos para o transplante pulmonar, mas que estejam sendo submetidos à retirada de outros órgãos. Ao final do período de reperfusão, isto é, quando o sistema estiver estável na temperatura de 37°C, será feita avaliação funcional dos pulmões (gasometria). Segmentos do pulmão serão submetidos à análise histológica com microscopia óptica e eletrônica (contagem de células apoptóticas) a fim de avaliar os efeitos da lesão de isquemia-reperfusão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, LUCAS MATOS; MARIANI, ALESSANDRO WASUM; DE MEDEIROS, ISRAEL LOPES; SAMANO, MARCOS NAOYUKI; ABDALLA, LUIS GUSTAVO; CORREIA, ARISTIDES TADEU; NEPOMUCENO, NATALIA APARECIDA; CANZIAN, MAURO; PEGO-FERNANDES, PAULO MANUEL. Alternative solution for ex vivo lung perfusion, experimental study on donated human lungs non-accepted for transplantation. Acta Cirurgica Brasileira, v. 30, n. 5, p. 359-365, MAY 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.