Busca avançada
Ano de início
Entree

Exposição ocupacional em acadêmicos de odontologia: incidência de injúrias e sentimentos vivenciados pelos acidentados

Processo: 11/01960-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Camila Pinelli
Beneficiário:Camila Pinelli
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Biossegurança  Saúde do trabalhador  Estudantes universitários  Clínica odontológica 

Resumo

O estudo atual tem por objetivo investigar a incidência e as percepções acerca do tema acidente ocupacional por exposição a material biológico contaminado, entre acadêmicos de Odontologia. Por meio de uma amostra de conveniência serão convidados a participar da pesquisa os acadêmicos da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP que já realizam atividades de atendimento clínico de pacientes. Este estudo será desenvolvido com 2 objetivos definidos: 1) realizar um estudo descritivo do tipo transversal, dentro de um universo total de 210 acadêmicos de 3º a 5º anos, acerca da exposição ocupacional a material biológico contaminado, verificando a ocorrência, a freqüência, as características do acidente e uso de EPIs no momento da exposição e 2) realizar um estudo de análise qualitativa sobre os sentimentos vivenciados após exposição ocupacional e sobre as condutas realizadas no pós-acidente. O primeiro estudo será realizado por meio da aplicação de um questionário aos acadêmicos, em busca de se atingir o maior número de participantes voluntários. Posteriormente, os dados serão tabulados e analisados por meio de estatística descritiva. O segundo estudo será de cunho qualitativo, em que as entrevistas serão realizadas por meio de perguntas abertas a serem registradas em um gravador de voz. Após as entrevistas, os depoimentos serão transcritos em papel e, para análise qualitativa, será utilizado o software QUALI-QUANTISOFT, que permite a análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), segundo três figuras metodológicas: idéias-centrais, expressões-chave e o DSC, propriamente dito (Lefèvre & Lefèvre, 2003). Com este estudo, busca-se conhecer a freqüência e natureza dos acidentes por exposição ocupacional a material biológico contaminado, bem como os sentimentos e atitudes relativas à conduta após a ocorrência dessas injúrias, de modo a implementar estratégias de ensino, aperfeiçoando a adesão aos protocolos e favorecendo a notificação desses agravos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA PINELLI; SABRINA DO NASCIMENTO NERI; LEONOR DE CASTRO MONTEIRO LOFFREDO. Dental students’ reports of occupational exposures to potentially infectious biological material in a Brazilian School of Dentistry. Cad. saúde colet., v. 24, n. 2, p. 162-169, Jun. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.