Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmos e suporte em hardware para projeto de máquinas virtuais eficientes

Processo: 11/00901-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Edson Borin
Beneficiário:Edson Borin
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Montadores e compiladores  Algoritmos  Arquitetura e organização de computadores  Hardware  Linguagem de programação 

Resumo

Este projeto visa investigar algoritmos e técnicas em hardware para auxiliar a implementação de máquinas virtuais eficientes. Máquinas virtuais são programas de computador que emulam uma interface para execução de outros programas, compilados para a interface sendo emulada. Esta tecnologia está presente em diversos sistemas computacionais e é utilizada desde o suporte à linguagens de programação de alto nível, como na máquina virtual Java, até a implementação de processadores com projeto integrado de hardware e software, como é o caso processador Efficeon da Transmeta. A maioria das máquinas virtuais existentes na literatura utiliza técnicas de emulação similares, como interpretação e tradução dinâmica de binários. De fato, as duas técnicas são muitas vezes utilizadas de forma colaborativa, em uma mesma máquina virtual, para acelerar o processo de emulação e tornar a máquina virtual eficiente. Dada a importância do processo de emulação nas máquinas virtuais, o objetivo deste projeto de pesquisa é a investigação de algoritmos e técnicas em hardware para acelerar o processo de emulação em máquinas virtuais. O projeto será focado em duas áreas importantes para a emulação: predição de código quente e a formação e otimização de regiões de código quente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEDES, MARCELO; AULER, RAFAEL; DUENHA, LIANA; BONIN, EDSON; AZEVEDO, RODOLFO. An automatic energy consumption characterization of processors using ArchC. JOURNAL OF SYSTEMS ARCHITECTURE, v. 59, n. 8, SI, p. 603-614, SEP 2013. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.