Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do potencial biotecnológico de microrganismos isolados do processo de compostagem de resíduos do Zoológico de São Paulo

Processo: 10/51992-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Suzan Pantaroto de Vasconcellos
Beneficiário:Suzan Pantaroto de Vasconcellos
Instituição-sede: Fundação Parque Zoológico de São Paulo (ZOO). Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia  Biodiversidade  Biossurfactantes  Celulase  Biocatálise  Hidrocarbonetos 

Resumo

A contribuição dos micro-organismos ao desenvolvimento de processos biotecnológicos é crescente, abrangendo as mais diversas aplicações, incluindo a síntese de diferentes compostos, tais como, biocombustíveis, produtos de interesse médico e veterinário, além da contribuição biocatalítica, envolvendo a produção de enzimas de interesse tanto ambiental quanto industrial. Entretanto, existem ambientes ainda pouco explorados no Brasil que podem ser descritos como verdadeiras fontes de biodiversidade com potencial à aplicação em processos biotecnológicos, onde neste contextos e insere a biomassa gerada na compostagem de dejetos de animais e resíduos vegetais produzidos na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP). Neste contexto, insere-se o verdadeiro potencial do resíduo orgânico advindo deste local como verdadeiro berço de novos biocatalistas, uma vez que o mesmo reúne material biológico originário da biodiversidade Brasil, já que o zoológico é circundado pela Mata Atlântica, bem como proveniente de diversos outros biomas, uma vez que o parque contempla amplo acervo de animais de diversas áreas do planeta. Assim, no ano de 2009 foi firmado um convênio entre a FPZSP e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sob financiamento FAPESP (Processo 09/52030-5) e coordenação do Prof. Dr. Luiz Juliano Neto, englobando a parceria e interação de diferentes pesquisadores, com diferentes expertises, visando não somente a caracterização microbiana, mas também à avaliação do potencial biotecnológico da microbiota ativa nos processos de compostagem dos resíduos do zoológico de São Paulo, em prol da prospecção deste material ainda inexplorado no Brasil. O presente projeto apresenta-se inserido dentro do convênio firmado, tendo como objetivo primordial a investigação da diversidade microbiana procariótica e eucariótica quanto à habilidade de produção de polihidroxialcanoatos e exopolímeros com atividade biosurfactante além do seu potencial lignocelulolítico (síntese de celulases e ligninases), com potencial aplicação em diferentes setores industriais e ambientais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CRUZ RAMOS, GEOMARCIA FEITOSA; RAMOS, PATRICIA LOCOSQUE; ZAMBRANO PASSARINI, MICHEL RODRIGO; VIEIRA SILVEIRA, MARGHUEL A.; OKAMOTO, DEBORA NOMA; GONCALVES DE OLIVEIRA, LILIAN CAROLINE; ZEZZO, LARISSA VIEIRA; MAREM, ALYNE; SANTOS ROCHA, RAFAEL COSTA; DA CRUZ, JOAO BATISTA; JULIANO, LUIZ; DE VASCONCELLOS, SUZAN PANTAROTO. Cellulolytic and proteolytic ability of bacteria isolated from gastrointestinal tract and composting of a hippopotamus. AMB EXPRESS, v. 6, MAR 1 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.