Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência da aplicação e do uso de micronutrientes metálicos em citros

Processo: 10/17589-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Jose Antonio Quaggio
Beneficiário:Jose Antonio Quaggio
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Dirceu de Mattos Junior ; Rodrigo Marcelli Boaretto
Assunto(s):Adubação foliar  Fertirrigação  Isótopos estáveis  Manganês  Cobre  Zinco 

Resumo

Zinco (Z), manganês (Mn) e boro (B), são os micronutrientes mais importantes para a produção dos citros, cujos sintomas visuais de deficiência também são mais frequentes, porém, a deficiência de cobre (Cu) vem se tornando relativamente comum, principalmente em pomar novos. Poucos estudos avaliaram uso de micronutrientes metálicos via solo, os quais evidenciaram respostas significativas ao aumento dos teores nas plantas. Essas repostas dependem da interação do nutriente com a matriz coloidal do solo, tipo de fonte e doses, cujas informações são importantes para o entendimento e formulação de novas recomendações do manejo dos citros uma vez que em pomares de alta produtividade a exigência por micronutrientes se torna cada vez mais importante. Neste contexto, o objetivo geral do projeto é de gerar informações as quais viabilizem a recomendação de novas fontes de micronutrientes nos sistemas de produção citrícola (tradicional via foliar, e via solo em sequeiro e fertirrigado), cujas características demandam estratégias específicas. Os objetivos específicos são: i) avaliar a disponibilidade de fontes de Zn e Mn, aplicadas em diferentes tipos de solo (em sequeiro), no fornecimento desses micronutrientes para plantas jovens de citros; ii) avaliar a eficiência fertilizante de fontes Zn em diferentes solos (também em sequeiro), utilizando o isótopo estável de 68Zn; iii) comparar formas de fornecimento e fontes de Cu e Zn aplicadas via fertirrigação e via foliar; iv) avaliar a eficiência do uso de diferentes fontes fertilizantes contendo micronutrientes no desenvolvimento e qualidade dos frutos cítricos. Para alcançar esses objetivos, serão realizados cinco experimentos, sendo três experimentos em casa-de-vegetação, dois nos quais se avaliarão o efeito de fontes e doses de Zn (ZnO e ZnSO4; 1 e 5 g planta-1 de Zn) e Mn (MnCO3 e MnSO4; 0,7 e 3,5 g planta-1 de Mn) aplicados em diferentes tipos de solo. O terceiro será semelhante aos anteriores, só que neste as fontes de Zn serão enriquecidas no isótopo estável (68ZnO e 68ZnSO4; 1,8 g planta-1 de Zn), o que permitirá o detalhamento da absorção e da mobilização de Zn pelas raízes da laranjeira. Outros dois experimentos serão conduzidos em campo onde se avaliarão fontes de Zn (ZnSO4, Zn(NO3)2 e Zn-EDTA) e Cu (CuSO4, Cu(NO3)2 e Cu-EDTA) e formas de aplicação (via fertirrigação e via foliar). Os resultados obtidos contribuirão para a recomendação dos micronutrientes metálicos para pomares citrícolas, o que poderá impactar no aumento da eficiência fertilizante e consequentemente maximizar a eficiência produtiva dos pomares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIPPLER, F. W. R.; BOARETTO, R. M.; QUAGGIO, J. A.; AZEVEDO, R. A.; MATTOS, JR., D. Towards soil management with Zn and Mn: estimates of fertilisation efficacy of Citrus trees. Annals of Applied Biology, v. 166, n. 3, p. 484-495, MAY 2015. Citações Web of Science: 11.
RIEGER HIPPLER, FRANZ WALTER; BOARETTO, RODRIGO MARCELLI; QUAGGIO, JOSE ANTONIO; BOARETTO, ANTONIO ENEDI; ABREU-JUNIOR, CASSIO HAMILTON; MATTOS, JR., DIRCEU. Uptake and Distribution of Soil Applied Zinc by Citrus Trees-Addressing Fertilizer Use Efficiency with Zn-68 Labeling. PLoS One, v. 10, n. 3 MAR 9 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.