Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência à fratura de cerâmicas submetidas a envelhecimento e avaliação do módulo de elasticidade de um cimento resinoso

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a resistência à fratura de coroas cerâmicas à base de dissilicato de lítio (IPS e.max CAD) submetidas a neutralização com bicarbonato de sódio associada ao banho sônico do precipitado do ácido fluorídrico (HF) e envelhecidas por meio de ciclagem termica e mecânica (CTM) associada. Além disso, torna-se importante para a melhoria da metodologia do trabalho proposto, verificar se existe diferença entre o módulo de elasticidade de um cimento resinoso de duas viscosidades e se a cerâmica utilizada neste trabalho se comporta da mesma forma tanto quando submetida a CTM separadamente quanto CTM realizada concomitantemente. Oitenta terceiros molares humanos receberão um preparo convencional para coroa total que será escaneado digitalmente para usinagem pelo sistema CAD/CAM para obtenção das coroas. As mesmas serão distribuídas nos grupos conforme o tratamento de superfície: Grupos 1 e 3: HF + silano; Grupos 2 e 4: HF + neutralização + banho sônico. As coroas serão cimentadas com cimento resinoso dual e os espécimes dos grupos 3 e 4 serão submetidos à CTM associada, e as amostras serão submetidas ao teste de compressão. Para avaliar o módulo de elasticidade do cimento serão confeccionadas 20 barras de Variolink II de baixa viscosidade (Grupo 1) e 20 de Variolink II de alta viscosidade (Grupo 2), que serão submetidos ao teste de flexão. Dez blocos cerâmicos serão cortados em forma de palitos e divididos em dois grupos: Grupo 1 - CTM separada; Grupo 2 - CTM associada; e as amostras serão submetidas ao teste de flexão. Os dados serão tabelados e submetidos a análise estatística descritiva e inferencial compatível com os resultados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COTES, CAROLINE; ZOGHEIB, LUCAS; MACEDO, VANESSA; CARVALHO, RODRIGO; MARTIARTINELLI, CAROLINA; KIMPARA, ESTEVAO. Influence of post-etching surface treatment and thermo-mechanical cycling on fracture strength of ceramics. MINERVA STOMATOLOGICA, v. 65, n. 5, p. 291-298, OCT 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.