Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de expressão gênica em larga escala do processo de extensão extra-tireoidiana e busca de algoritmos de predição de recidiva em pacientes com carcinoma papilífero de tireóide tratados com cirurgia e radioiodoterapia

Processo: 10/18370-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Luiz Paulo Kowalski
Beneficiário:Luiz Paulo Kowalski
Instituição-sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Silvia Regina Rogatto
Assunto(s):Oncologia  Neoplasias da glândula tireoide  Radioterapia  Iodo 

Resumo

O carcinoma papilífero de tireóide é a neoplasia maligna endócrina mais frequente e de crescente incidência nas últimas décadas. O prognóstico é geralmente favorável, no entanto, a estratificação do risco de morte pela doença é fundamental para determinar a agressividade do tratamento e necessidades de monitoramento do paciente. Entre os fatores mais importantes utilizados para a determinação do risco de recidiva ou morte pela doença está a extensão extra-tireoidiana. Após a tireoidectomia, frequentemente é indicado o tratamento com iodo radioativo (131I), que facilita o acompanhamento pós-operatório e reduz os riscos de recidiva e morte relacionadas à doença. Neste estudo, será realizada a análise de oligoarrays de expressão em carcinomas papilíferos de tireóide com e sem extensão extra-tireoidiana, sendo os primeiros considerados como de maior agressividade. O objetivo dessa análise será a de identificar fatores essenciais para a progressão de tumores em estádios iniciais para mais agressivos. A prevalência de mutações comuns neste tipo de neoplasia (em RAS e BRAF) serão avaliadas de acordo com o status de extensão extra-tireoidiana. Também será avaliada a importância da participação da via de incorporação de iodo no processo de recidiva após terapia com 131I utilizando análise protéica por imunoistoquímica em uma plataforma de microarranjos de tecidos (TMA). Com a integração de dados clínicos e moleculares, serão elaborados algoritmos com o objetivo de predizer recidiva da doença. Os marcadores e modelos encontrados serão avaliados em grupos independentes de validação por análise da expressão transcricional e protéica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS-FILHO, MATEUS CAMARGO; MARCHI, FABIO ALBUQUERQUE; PINTO, CLOVIS ANTONIO; ROGATTO, SILVIA REGINA; KOWALSKI, LUIZ PAULO. High Diagnostic Accuracy Based on CLDN10, HMGA2, and LAMB3 Transcripts in Papillary Thyroid Carcinoma. JOURNAL OF CLINICAL ENDOCRINOLOGY & METABOLISM, v. 100, n. 6, p. E890-E899, JUN 2015. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.