Busca avançada
Ano de início
Entree

Dimensionamento e exploração da diversidade de agentes de controle biológico de pragas agrícolas: entomopatógenos e ácaros predadores edáficos

Processo: 10/52342-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Convênio/Acordo: CNPq - SISBIOTA-Brasil
Pesquisador responsável:Italo Delalibera Júnior
Beneficiário:Italo Delalibera Júnior
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico  Controle de pragas  Pragas de plantas  Ácaros  Ácaros parasitos de plantas  Nematoides parasitos de plantas 

Resumo

A rede temática de pesquisa sobre “Dimensionamento e exploração da diversidade de agentes de controle biológico de pragas agrícolas: entomopatogênos e ácaros predadores edáficos” estará empenhada em ampliar o conhecimento sobre a diversidade de inimigos naturais de pragas agrícolas especialmente fungos, bactérias e nematoides entomopatogênicos, além de ácaros predadores edáficos da ordem Mesostigmata, grupos taxonômicos com poucos representantes conhecidos no Brasil. Poucas espécies foram registradas no Brasil, especialmente entre os fungos entomopatogênos da ordem Entomophthorales, microsporídia, nematoides e ácaros predadores da ordem Mesostigmata. Isto se deve em parte ao reduzido número de especialistas que trabalham com estes grupos. O pouco investimento de capital e pessoal nestes grupos de organismos por ser visto pelas lacunas de conhecimento e utilização destes no país. Embora os nematoides entomopatogênicos e ácaros predadores de pragas de solo sejam usados em vários países há muitos anos, no Brasil os estudos estão apenas começando. Somente duas espécies de nematoides foram documentadas no Brasil até o momento. O resultado disto é uma pequena diversidade de inimigos naturais efetivamente sendo utilizados no país e um número restrito destes identificados e depositados em coleções no país. A proposta desta rede de pesquisa é utilizar o solo como fonte de diversidade de inimigos naturais, embora que nas coletas também se fará buscas por insetos infectados em campo. A diversidade será determinada por métodos morfométricos tradicionais e por métodos moleculares para caracterização da diversidade filogenética. O papel funcional e as potencialidades destes organismos serão determinados através de testes laboratoriais avaliando-se a eficiência no controle de pragas agrícolas. Os levantamentos serão realizados nos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa sendo que em alguns destes, amostras representativas de gradientes de uso da terra serão analisadas em relação à diversidade de organismos. O conhecimento da nossa biodiversidade é o primeiro passo para traçar estratégias para poder preservá-la. A formação desta rede de pesquisa alinhada a diretrizes estratégicas do CNPq e de órgãos estaduais de fomento constitui-se em uma nova possibilidade de geração e divulgação do conhecimento científico através da maximização de esforços para aumentar o conhecimento sobre a diversidade de grupos importantes de inimigos naturais de pragas agrícolas. Esta formação ocorre num momento oportuno no Brasil, considerando o interesse crescente de empresas nacionais e multinacionais em investir no mercado de controle biológico. A consolidação desta rede deverá resultar em aumento da produção científica e tecnológica dos participantes e os padrões de interação destes com o setor produtivo. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE, JANAYNE MARIA; RIGUETTI ZANARDO, ANA BEATRIZ; LOPES, MARIANA DA SILVA; DELALIBERA, JR., ITALO; REHNER, STEPHEN A. Phylogenetic diversity of Brazilian Metarhizium associated with sugarcane agriculture. BIOCONTROL, v. 60, n. 4, p. 495-505, AUG 2015. Citações Web of Science: 14.
MASCARIN, GABRIEL MOURA; KOBORI, NILCE NAOMI; QUINTELA, ELIANE DIAS; ARTHURS, STEVEN PAUL; DELALIBERA JUNIOR, ITALO. Toxicity of non-ionic surfactants and interactions with fungal entomopathogens toward Bemisia tabaci biotype B. BIOCONTROL, v. 59, n. 1, p. 111-123, FEB 2014. Citações Web of Science: 9.
SANTOS, JANDIR C.; CASTILHO, RAPHAEL C.; SILVA, EDMILSON S.; DE MORAES, GILBERTO J. A new species of Hydrogamasellus (Acari: Mesostigmata: Ologamasidae) from Brazil, with a key to the world species of the genus. Zootaxa, v. 3718, n. 1, p. 81-88, OCT 2 2013. Citações Web of Science: 6.
MASCARIN, GABRIEL MOURA; KOBORI, NILCE NAOMI; QUINTELA, ELIANE DIAS; DELALIBERA, JR., ITALO. The virulence of entomopathogenic fungi against Bemisia tabaci biotype B (Hemiptera: Aleyrodidae) and their conidial production using solid substrate fermentation. BIOLOGICAL CONTROL, v. 66, n. 3, p. 209-218, SEP 2013. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.