Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e função renal na hipertensão e hiperleptinemia experimental: papel do sistema renina-angiotensina-aldosterona

Processo: 10/19656-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Oliveira de Souza
Beneficiário:Maria Oliveira de Souza
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema urinário  Rim  Angiotensina II  Leptina 

Resumo

Os projetos reunidos nessa proposta de Projeto Regular têm em comum o estudo da função e morfologia renal frente às alterações geradas pela hipertensão arterial associada aos efeitos crônicos da angiotensina II (Ang II) e da leptina. Todos os projetos estão focados no estudo da hemodinâmica renal, função tubular, expressão protéica e identificação de fatores responsáveis por lesões no tecido renal. No projeto de número 1 será avaliado o efeito do tratamento crônico com Ang II e/ou espironolactona (inibidor do receptor MR) sobre a função renal, expressão de proteínas transportadoras como a Na+/K+-ATPase, os trocadores Na+/H+ isoformas 1 e 3 (NHE1 e NHE3), co-transportadores Na+/K+/2Cl- (NKCC2) e Na+/Cl- (NCC), o canal de Na+ epitelial (ENaC); receptores de Ang II tipos 1 e 2 (AT1 e AT2) e receptores de aldosterona (de mineralocorticóides - MR e de glicocorticóides - GR). No projeto de número 2 será avaliado o efeito do tratamento crônico com leptina e/ou losartan (inibidor do receptor AT1) sobre a função renal, a expressão de RNAm dos genes: renina, angiotensinogênio, ECA, nefrina (expressa em podócitos e envolvida em processos de albuminúria), Kim-1 (molécula marcadora de lesão renal) e GADPH (gene "housekeeping", para normalização da expressão dos demais genes); a expressão proteica de transportadores e receptores renais: Na+/K+-ATPase, trocador Na+/H+ isoformas 1 e 3 (NHE1 e NHE3), co-transportadores Na+/K+/2Cl- (NKCC2) e Na+/Cl- (NCC), canal de Na+ epitelial (ENaC), receptor de ET-1 (ETA), receptor de leptina Ob-Rb, receptores de Ang II tipos 1 e 2 (AT1 e AT2) e receptor de IL-6. Em ambos os projetos serão realizados experimentos de imuno-histoquímica para avaliação dos marcadores de fibrose renal: CTGF, TGF-b e marcadores de citocinas pró-inflamatórias: EGFR e TNF±. Em colaboração com a Profa. Dra. Margarida de Mello Aires serão discutidos os resultados de função renal e as abordagens sobre a aldosterona. Em colaboração com o grupo do Prof. Dr. Antonio Carlos Seguro, estamos aprimorando o nosso conhecimento sobre as técnicas de imunohistoquímica e análise por imagens, do tecido renal. Métodos empregados nos projetos: A função renal, cuja metodologia já está instalada em nosso laboratório, será avaliada por experimentos de clearance renal e análises de parâmetros urinários e plasmáticos. As análises morfológicas serão realizadas por imuno-localização de proteínas através de microscópio acoplado a uma câmera de video e a um analisador de imagens (Axiovision, Carl Zeiss). A expressão gênica será avaliada pelo método de RT-PCR (reverse transcription-polymerase chain reaction) e a expressão de proteínas será avaliada por meio de western blot. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THIEME, KARINA; OLIVEIRA-SOUZA, MARIA. Renal Hemodynamic and Morphological Changes after 7 and 28 Days of Leptin Treatment: The Participation of Angiotensin II via the AT(1) Receptor. PLoS One, v. 10, n. 3 MAR 20 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.