Busca avançada
Ano de início
Entree

Cobre e zinco associados à metionina e treonina em dietas de galinhas poedeiras: desempenho, qualidade dos ovos, colesterol sérico, colesterol nos ovos, balanço de nitrogênio, retenção de cobre e zinco

Processo: 11/02463-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Messias Alves da Trindade Neto
Beneficiário:Messias Alves da Trindade Neto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta animal  Necessidades nutricionais  Galinhas poedeiras  Ovo  Metionina  Cobre  Zinco  Treonina 

Resumo

Durante muitos anos a formulação de rações para aves e suínos foi baseada no conceito de proteína bruta, resultando em rações, geralmente, com níveis excessivos de aminoácidos, aumentando a excreção de nitrogênio. A indústria avícola tem dado considerável atenção à redução da proteína da dieta, a qual só tem sido possível graças à suplementação dos aminoácidos industriais. O cobre tem um papel importante no metabolismo lipídico dos animais e a sua suplementação, pode diminuir o colesterol sérico das aves e dos ovos, e o zinco participa de mais de 300 reações metabólicas. Partindo de estudos recentes, onde foram corrigidas as exigências de lisina digestível nas diferentes fases de postura (dados não publicados) objetiva-se no presente estudo ajustar os níveis de metionina, treonina, cobre e zinco para podedeiras em produção. Serão avaliados os índices de produtividade, qualidade e composição química dos ovos e os prováveis efeitos da interação metionina e cobre e treonina e zinco, com vistas ao benefício da ação do cobre, quanto aos níveis de colesterol sérico e nos ovos; e teor do nitrogênio, cobre e zinco excretado e seus efeitos no solo e na planta. Em delineamento inteiramente casualizado serão distribuídas 1920 poedeiras comerciais em dois ensaios experimentais com tratamentos organizados em arranjo fatorial 5x4, com seis repetições de oito aves cada. No primeiro ensaio serão avaliados níveis de metionina + cistina e cobre suplementar e no segundo ensaio será empregado o melhor nível de metionina e de cobre combinado com níveis de treonina e zinco suplementar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRINDADE NETO, M. A.; SACCOMANI, A. P. O.; TSE, M. L. P.; DADALT, J. C. Effect of dietary chelated copper and methionine and cysteine on performance, egg quality, and nutrient balance in brown laying hens from 20 to 49 wk old. CANADIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 99, n. 2, p. 283-295, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.