Busca avançada
Ano de início
Entree

Sorbitol na alimentação de leitões recém-desmamados

Processo: 11/02616-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Valdomiro Shigueru Miyada
Beneficiário:Valdomiro Shigueru Miyada
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados: Danilo Do Prado Perina
Assunto(s):Suínos  Sistema digestório  Probióticos  Sorbitol  Digestibilidade 

Resumo

A carne suína é a principal fonte de proteína animal no mundo, representando cerca de 40% do consumo mundial de carnes. No sistema produtivo, o crescimento dos suínos é influenciado pela variação da taxa de crescimento nas primeiras semanas pós-desmame. A imaturidade do sistema digestório e as drásticas alterações que ocorrem na fisiologia intestinal dos leitões, por ocasião do desmame, prejudicam os processos digestivos e absortivos, reduzem o consumo de ração, comprometem o desempenho e predispõem os leitões a problemas de saúde. Logo, o uso de produtos que auxiliem os processos digestivos é de grande importância em dietas de leitões recém-desmamados. Alguns estudos tem mostrado que o sorbitol pode ser um importante pró-nutriente na dieta de suínos por estimular a secreção da bile e apresentar ação prebiótica. O objetivo deste trabalho é estudar o efeito da inclusão de sorbitol em dietas de leitões recém-desmamados sobre o desempenho, frequência de diarreia, a digestibilidade de nutrientes e a viabilidade econômica. Serão utilizados 120 leitões de linhagem comercial, desmamados em média aos 21 dias de idade e com aproximadamente 6 kg de peso vivo. O delineamento experimental será o de blocos completos casualizados com cinco tratamentos, oito repetições (repetições no tempo) e três animais por unidade experimental. Os tratamentos serão: T1: dieta basal (DB), T2: DB com 0,5% de sorbitol, T3: DB com 1% de sorbitol, T4: DB com 1,5% de sorbitol e T5: DB com 2% de sorbitol. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERINA, DANILO DO PRADO; SBARDELLA, MAICON; DE ANDRADE, CARLA; BERENCHTEIN, BERNARDO; DE FREITAS, LEONARDO WILLIAN; AMIGO, CRISTINA ROMAN; MIYADA, VALDOMIRO SHIGUERU. Effects of sorbitol or an antimicrobial agent on performance, diarrhea, feed digestibility, and organ weight of weanling pigs. LIVESTOCK SCIENCE, v. 164, p. 144-148, JUN 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.