Busca avançada
Ano de início
Entree

Pasteurização de sucos por tecnologia de ultra alta pressão (UAP)

Processo: 01/06872-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2001 - 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Marcelo Cristianini
Beneficiário:Marcelo Cristianini
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação de alimentos  Vida-de-prateleira  Pasteurização  Sucos de frutas  Laranja  Alimentos de coco 

Resumo

Neste trabalho realizar-se-á um estudo sobre o efeito do processamento à alta pressão de sucos (suco de laranja e água de coco) visando estudar as cinéticas de inativação de microrganismos e enzimática, as condições de processo e a vida de prateleira dos sucos pasteurizados a alta pressão (método contínuo) de forma a obter uma alternativa ao sistema de pasteurização usual (com utilização de calor, o que proporciona algumas perdas de qualidade). A eficiência desse tratamento será medida pelas análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais através da verificação da manutenção dessas características antes e depois do processamento. Tais estudos são necessários devido a grande possibilidade de aplicação dessa tecnologia em nosso país, onde o consumo de suco de laranja e a água de coco prontos para beber tiveram um aumento significativo nos últimos anos. Outra justificativa é a necessidade de formação massa crítica e de corpo técnico sobre o assunto, e a divulgação dos resultados dos estudos à sociedade em geral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCHI, M. A.; TRIBST, A. A. L.; CRISTIANINI, M. Inactivation of Lactobacillus brevis in Beer Utilizing a Combination of High-Pressure Homogenization and Lysozyme Treatment. JOURNAL OF THE INSTITUTE OF BREWING, v. 117, n. 4, p. 634-638, 2011. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.