Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre o desenvolvimento neurocognitivo das crianças matriculadas no ensino fundamental na cidade de Mogi das Cruzes

Processo: 04/00743-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de setembro de 2004 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Armando Freitas da Rocha
Beneficiário:Armando Freitas da Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem  Cognição  Educação infantil  Eletroencefalografia  Ensino fundamental 

Resumo

Em trabalho anterior desenvolveu-se o Sistema Enscer para caraterização de distúrbios e deficiências de aprendizagem, bem como software para apoio ao ensino da criança em idade escolar. O sistema foi utilizado com sucesso para estudar a população de alunos da APAE-Jundiaí, e para redirecionar o ensino nessa entidade. Agora, propõe-se ampliar esse trabalho, estudando-se crianças com dificuldades de aprendizagem DA (dislexia, discalculia, hiperatividade, déficit de atenção e impulsividade) matriculadas na rede regular de ensino da cidade de Mogi das Cruzes e avaliando a eficácia do Sistema Enscer como ferramenta de apoio para facilitar o desenvolvimento cognitivo dessas crianças. Pretende-se realizar: um estudo eletroencefalográfico por Mapeamento Cerebral Cognitivo (MCC) associado à realização de atividades de leitura, escrita e aritmética; uma análise estatística sobre a correlação desses distúrbios e a história pregressa da criança e a avaliação do uso do Enscer para apoio ao DA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA ROCHA, ARMANDO FREITAS; BURATTINI, MARCELO NASCIMENTO; ROCHA, FABIO THEOTO; MASSAD, EDUARDO. A NEUROECONOMIC MODELING OF ATTENTION-DEFICIT/HYPERACTIVITY DISORDER (ADHD). JOURNAL OF BIOLOGICAL SYSTEMS, v. 17, n. 4, p. 597-622, DEC 2009. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.