Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da composição das partículas ambientais depositadas e retidas em pulmões de humanos

Processo: 04/08926-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de abril de 2005 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Autopsia  Material particulado  Microdissecção  Poluição  Pulmão 
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Agendamento de uso: E-mail de agendamento não informado

Resumo

Todos os que habitam grandes centros urbanos obrigatoriamente inalam partículas de poluentes presentes na atmosfera. Desta forma, é plausível postular que o Material Particulado sirva de veículo transportador para que elementos tóxicos a ele aderidos penetrem nos espaços aéreos distais e sejam liberados, a partir dos pulmões, para diferentes compartimentos do organismo humano, favorecendo o desenvolvimento de doenças crônicas na espécie humana. Este cenário justifica plenamente o desenvolvimento de estudos focalizando o papel do material particulado na patogenia de agravos agudos e crônicos â saúde humana. Destacando-se os seguintes pontos de interesse médico no estudo da toxicidade do material particulado: a) Caracterização do tamanho das partículas com maior toxicidade, b) Caracterização das fontes que mais contribuem para a produção de partículas com potencial de retenção pulmonar e capacidade de promoverem lesão estrutural nos seus pontos de acúmulo. Redimensionando-se os resultados, objetivamos: a) determinar as fontes produtoras de material particulado que emitem partículas mais frequentemente associados à retenção no tecido pulmonar b) caracterizar, em termos de tamanho, composição e fonte poluidora, as partículas com maior potencial de lesão tecidual; c) verificar se a retenção de partículas nos pulmões é afetada pela presença de uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, a asma brônquica d) em se conseguindo atingir com sucesso os objetivos anteriores: apresentar um elenco de sugestões para estratégias de controle de emissão de material particulado, visando a preservação da saúde pública. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, GABRIELA PINTAR; MAXIMINO, JESSICA RUIVO; LIN, CHIN JIA; CHADI, GERSON. A method to immunolabel rodent spinal cord neurons and glia for molecular study in specific laser microdissected cells involved in neurodegenerative disorders. Journal of Molecular Histology, v. 40, n. 3, p. 217-225, JUN 2009. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.