Busca avançada
Ano de início
Entree

A escola do possível: mudanças na prática docente e na gestão do currículo escolar

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa investigar formas alternativas e de ampliação dos espaços educativos, para contribuir ao processo de aprendizagem dos alunos da escola pública. Com essa proposta pretendemos atuar na perspectiva da reorganização curricular et também, articular os conteúdos disciplinares com a metodologia do ensino na perspectiva de reavaliar os conteúdos disciplinares e ação docente em sala de aula. Essa reorganização ocorrerá a partir do uso didático dos diferentes espaços de aprendizagem existente na escola, como, laboratórios, bibliotecas, sala de informática, sala de jogos, quadras esportivas, sala de vídeo, horta e trabalhos de campos. Nesses espaços os alunos terão atividades didáticas tendo como base os conteúdos das aulas que acontecerão nas aulas formais. Dessa maneira os alunos das 5ª séries escolherão as disciplinas que assistirão, com qual professor e o espaço não formal que fará suas atividades, sendo que em cada ambiente de aprendizagem terão no máximo 25 alunos, num total de 169. Ao atuarmos nas ações didáticas dos professores e possibilitarmos ao aluno autonomia para escolher o que eles querem fazer no dia, poderemos melhorar o desempenho dos alunos no campo da leitura, da escrita e as demais áreas do conhecimento escolar, na perspectiva de uma aprendizagem mais eficaz. Essa investigação baseia-se na proposta de articular uma proposta de gestão, na medida em que envolve vários atores da escola, se elabora uma nova proposta para o currículo escolar, envolve uma reflexão sobre a ação docente em sala de aula e, os pais que acompanharão a avaliação e desempenho dos seus filhos. Nesse sentido, a preocupação central dos pesquisadores é desenvolver um trabalho que promova a melhoria do ensino fundamental (5ª à 8ª séries), integrando a universidade pública com os projetos de escolas da rede pública do Estado na cidade de São Paulo. O foco deste projeto é a reorganização pedagógica curricular, as ações docentes do ponto de vista da didática e metodologia do ensino, o uso qualificado dos espaços de aprendizagem formal e não formal e, consequentemente, uma nova dimensão para o projeto político pedagógica da escola. Pretende-se, portanto: a) Analisar, a partir do currículo escolar, aspectos relacionados à implementação de atividades de ensino, como o uso de laboratório, biblioteca, sala ambiente e outras dependências escolares; b) Identificar se a articulação entre a escola e seu entorno, entendido como espaços de aprendizagem. c) Identificar possíveis mudanças na organização do trabalho pedagógico da escola, no sentido de compreender se os conteúdos acadêmicos, as metodologias empregadas nas aulas e o envolvimento da comunidade passaram a propiciar condições para a melhoria cultural dentro e fora do espaço escolar. Nesse sentido, pretendemos fazer com que os alunos das 5ª séries analisem a importância das disciplinas escolares e relacione-as com o seu cotidiano, se apropriando das atividades culturais e as de aprendizagens. (AU)