Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de nanofibras por eletrofiação

Processo: 07/57359-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI/Nuplitec)
Vigência: 01 de março de 2008 - 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Paulo Ignácio Fonseca de Almeida
Beneficiário:Paulo Ignácio Fonseca de Almeida
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanocompósitos  Nanofibras  Eletrofiação  Poliamidas  Patentes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrofiacao | Nailon 6.6 | Nanoargila | Nanocompositos | Nanofibras | Poliamida 66

Resumo

As nanofibras de nanocompósitos de poliamida 66 (PA66) com argila foram preparadas em duas etapas: mistura no fundido e eletro-fiação da solução de nanocompósito. 1) Mistura do fundido: Nanocompósitos foram preparados em um reometro Haake. A PA 66 possui um peso molecular especifico, já que é produto de pós-condensação. A argila é a montmorillonita tratada com um sal de amônia quaternário, marca Cloisite 30B da Southern Clay Products. As concentrações de argila foram de 3 e 4% em peso. A caracterização destas misturas indicaram a esfoliação completa da argila, assim como a presença da argila nas nanofibras eletrofiadas. 2) Eletro-fiação da solução de nanocompósito: Soluções de 20 e 25 % em peso do nanocompósito foram preparadas em ácido fórmico e a eletro-fiação foi realizada a temperatura ambiente. A caracterização das nanofibras dos nanocompósitos mostraram que as nanofibras mantiveram a esfoliação original dos nanocompósitos; que a cristalinidade das nanofibras é baixa (<10%) e que o diâmetro médio das fibras é menor que 150nm. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Menores e mais eficientes 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERRINI, LILIA MULLER; BRANCIFORTI, MARCIA CRISTINA; CANOVA, THOMAS; SUMAN BRETAS, ROSARIO ELIDA. Electrospinning and Characterization of Polyamide 66 Nanofibers With Different Molecular Weights. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 12, n. 2, p. 181-190, . (07/57359-0, 06/61008-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE NANOFIBRAS DE NANOCOMPÓSITOS ESFOLIADOS DE POLIAMIDA 6,6 COM NANOARGILA POR ELETROFIAÇÃO E NANOFIBRAS OBTIDAS PI0703280-3 - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) . Rosário Elida Suman Bretas ; Marcia Cristina Branciforti ; Camila Ribeiro dos Santos - 04 de outubro de 2007