Busca avançada
Ano de início
Entree

Patente UNICAMP: sistema para obtenção de biocombustível/bio-óleo por degradação térmica acelerada de biomassa (biomassa)

Resumo

A presente tecnologia refere-se a um novo aparato para obtenção de Biocombustível e/ou Bio-óleo por Degradação Térmica Acelerada de biomassa, baseado na tecnologia de leito fluidizado. O sistema de recuperação de bio-óleo foi projetado através da tecnologia de um sistema de recuperação de bio-óleo que combina resfriamento dos gases por contato direto com os próprios líquidos da degradação térmica acelerada e posterior separação centrífuga. Este sistema é constituído basicamente em formato cilíndrico, ao longo do qual se distribuem pelo menos 13 bicos através dos quais se colocam em contato direto a fase gasosa e o ácido pirolenhoso. Um ventilador centrífugo de velocidade variável no topo do cilindro acelera as partículas de líquido contidas na fase gasosa até as paredes da carcaça do ventilador. A parede do cilindro está provida de defletores inclinados em sentido contrário ao do movimento dos gases. O ventilador opera em exaustão, reduzindo dessa forma as perdas de carga no sistema. A fração de bio-óleo separada no ventilador centrífugo é coletada independentemente da fração concentrada decorrente da recirculação do extrato ácido, obtendo-se assim o bio-óleo que se propõe produzir com este processo. A tecnologia também se refere ao processo de fabricação bem como do uso de tal sistema. A aplicabilidade se direciona, principalmente, ao desenvolvimento de geração de energia renovável, assim como, a preservação ambiental, diminuição das emissões dos gases de efeito estufa e aproveitamento de resíduos agro-industriais, agrícolas e florestais. (AU)

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

SISTEMA PARA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL/BIO-ÓLEO, CARVÃO VEGETAL EM PÓ, EXTRATO ÁCIDO E GASES PIROLÍTICOS POR DEGRADAÇÃO TÉRMICA ACELERADA DE BIOMASSA PI0802259-3 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . José Dilcio Rocha; Juan Miguel Mesa Perez; Luis Augusto Barbosa Cortez - 12 de fevereiro de 2008