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A física moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de física

Processo: 08/55542-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de maio de 2009 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/19387-0 - A física moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de física, BP.TT
12/20619-2 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores dentre professores da rede pública, BP.EP
12/08005-9 - A física moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores dentre professores da rede pública, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 11/19762-2 - A física moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores Dentre professores da rede pública, BP.TT
11/18252-0 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de física, BP.EP
11/11387-8 - A física moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de física, BP.EP
11/00056-0 - "a física moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores Dentre professores da rede pública - edição 10001", BP.TT
10/20599-6 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
10/20678-3 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
10/14992-7 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
10/14863-2 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
10/12864-1 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
10/15067-5 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
10/12645-8 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
10/12644-1 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
10/07696-2 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
09/09135-0 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
09/08878-0 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
09/09402-9 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
09/07736-7 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
09/07258-8 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
09/07252-0 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
09/07240-1 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP
09/07193-3 - A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Formação de professores  Capacitação de professores  Ensino e aprendizagem  Currículos e programas  Física moderna  Física  Ensino médio  Ensino público 

Resumo

O projeto anterior financiado pela FAPESP e pelo CNPq teve como foco principal investigar o processo de transposição didática de Teorias Modernas e Contemporâneas para o Ensino Médio. Desenvolvemos, aplicamos e avaliamos três cursos versando sobre os temas de natureza da luz (dualidade onda partícula), Partículas Elementares e Teoria Relatividade. A partir da análise dos dados produzidos, pudemos refinar o instrumental teórico e metodológica da pesquisa, um dos objetivos específicos esperados, determinando adaptações e modificações na Teoria da Transposição Didática e na forma de avaliar o sucesso de atividades de ensino produzidas por meio do uso da Teoria das Situações Didáticas. Dessa forma, validamos para uso no Ensino Médio uma série de Sequencias Didáticas versando sobre conteúdos de Física Moderna. As atividades desenvolvidas foram disponibilizadas num ambiente virtual (incubadora da FAPESP) e serviram de base para diversos cursos, artigos e apresentações em Congressos nacionais e internacionais. (AU)