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Condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas: as relações de ensino em foco

Processo: 09/50556-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de julho de 2009 - 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Ana Luiza Bustamante Smolka
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/02955-2 - Apoio às práticas de ensino no processo de alfabetização, BP.TT
10/18780-4 - A busca por um diálogo entre Freinet e Vigotski no que se refere a alfabetização: minha prática cotidiana em questão, BP.EP
10/18606-4 - Práticas da sala de aula: um diálogo com Freinet, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 10/16986-4 - Apoio técnico ao estudo da atividade criadora no contexto escolar - produção gráfica e captação de imagens, BP.TT
10/06169-9 - De professor a orientador pedagógico: análise dos modos de constituição através do trabalho, BP.EP
10/05152-5 - Composição, manutenção e dinamização do acervo digital e bibliográfico, BP.TT
10/00984-2 - Ações de educação na biblioteca escolar, BP.TT
09/15790-1 - Captação e edição de imagens: apoio técnico ao projeto "condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas", BP.TT
09/13746-5 - A afetividade e a gestão educacional: compromissos e desafios de um lugar na escola, BP.EP
09/13870-8 - A atitude investigativa na constituição do professor: jogos de imagens e elaboração do conhecimento, BP.EP
09/13787-3 - Linguaguem: as contribuições da comunicação aumentativa alternativa para o processo de significação e construção dos sentidos de uma criança autista, BP.EP
09/13772-6 - Condições e modos de participação das famílias nas práticas escolares, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Desenvolvimento humano  Ensino e aprendizagem  Interação professor aluno  Planejamento pedagógico 

Resumo

O presente projeto de atuação e investigação na escola torna-se possível a partir de uma história de relações dos professores de uma EMEF no Município de Campinas, SP, com pesquisadores do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem, da FE/Unicamp. A proposta é investigar aspectos do cotidiano da escola, buscando analisar como as condições concretas e os processos de mudança impactam o trabalho pedagógico, como os recursos tecnológicos de formação e informação, vão sendo apropriados, afetam os sujeitos em relação, e como transformam (ou não) os modos de ensinar e aprender. A proposta se desdobra em 4 eixos de estudo: 1. anos iniciais do ensino fundamental, com foco nas relações professor/aluno/conhecimento e nas relações família/escola; 2. anos finais do ensino fundamental, com foco nas experiências e concepções de cidadania; 3. condições e práticas de educação inclusiva, e 4. formas de gestão e trabalho docente. O trabalho investigativo ancora-se no pressuposto da natureza social do desenvolvimento humano e da construção histórica do conhecimento (Vigotski, Wallon, Bakhtin, Bourdieu, Elias, dentre outros) e implica a interlocução com vários autores. Essa interlocução instiga o debate teórico e traz importantes implicações de caráter conceitual e metodológico. Assumindo que "objeto e método se constroem no percurso" (Vigotski), e inspirados em princípios da etnografia, da sociologia histórica, da antropologia cultural, da psicologia do desenvolvimento, dos estudos da linguagem, exploramos várias possibilidades de construção e análise do material empírico. A proposta reúne e catalisa vários projetos em andamento que já contam com o apoio do CNPq (PQ, PIBIC), da CAPES e da FAPESP, e que se articulam agora com vistas à implementação do trabalho no contexto da instituição escolar, viabilizando a participação de professores do ensino fundamental como pesquisadores. (AU)

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