Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: modernização do laboratório de RMN do IQ-UNICAMP: aquisição de um 600 MHz para experimentos em solução

Processo: 09/54071-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de setembro de 2010 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Roberto Rittner Neto
Beneficiário:Roberto Rittner Neto
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Difusão  Enzimas  Ressonância magnética nuclear  Tempos de relaxação  Relaxação (RMN) 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_exa_61.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O presente projeto consiste na utilização da espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear para obter informações a respeito da estrutura molecular de compostos em solução, utilizando para isso técnicas que estão bem difundidas em RMN, mas, além disso, pretendemos correlacionar as informações dos parâmetros básicos de RMN, especialmente constantes de acoplamento, com a estrutura eletrônica molecular, para isso necessitamos do emprego de técnicas modernas em RMN já conhecidas e também de modificações de algumas técnicas para se adequar as nossas necessidades. Com isso será possível determinar com precisão os valores de constantes de acoplamento heteronucleares, sendo, portanto de extrema importância a aquisição de um equipamento de alto campo (14 Tesla) que permita obter varias informações no menor tempo, para evitar problemas de resolução e sensibilidade. Este equipamento será também utilizado para realizar medidas de difusão de spin na separação e identificação de componentes em misturas complexas, medidas de relaxação longitudinal (T1) e transversal (T2) para estudar a solvatação e trocas químicas entre moléculas do soluto e solvente, determinar a porosidade de amostras de rochas carbonáceas impregnadas com petróleo para obter distribuições de poros em rochas-reservatórios usando a relaxação dos prótons das moléculas que compõe o petróleo. Será possível obter imagens processadas a partir de sinais de RMN em sistemas heterogêneos para estudar a interfase desses sistemas, como é o caso de emulsões. Permitirá também empregar a técnica STD (Saturation Transfer Difference) para determinação do epitopo de algumas enzimas frente a moléculas pequenas (cofatores ou inibidores), para esclarecer as interações com as enzimas que participam de processos celulares específicos. Finalmente, ele será também usado por grupos de pesquisa do IQ responsáveis por projetos complementares (anexos), mas sendo aberto a quaisquer outros pesquisadores tanto do IQ como de outras instituições do estado de São Paulo, para determinação estrutural e para outros experimentos que necessitarem de um equipamento de alto campo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, JULIO CESAR A.; DUCATI, LUCAS C.; RITTNER, ROBERTO. Conformational and stereoeletronic investigations of muscarinic agonists of acetylcholine by NMR and theoretical calculations. Journal of Molecular Structure, v. 1015, p. 33-40, MAY 16 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.