Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de um espectrômetro de massas de estágios múltiplos para estruturação do Laboratório / Facilities do Departamento de Química da FFCLRP-USP

Processo: 09/54094-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Beraldo de Moraes
Beneficiário:Luiz Alberto Beraldo de Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Equipamentos de laboratório  Espectrometria de massas 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_exa_41.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

Avanços recentes em instrumentação, principalmente nos modos de ionização e nos analisadores de massas tornaram o espectrômetro de massas um dos equipamentos mais versáteis para o desenvolvimento de métodos analíticos em ciências. A descoberta e desenvolvimento da fonte de ionização por electrospray (ESI) revolucionaram a espectrometria de massas permitindo a ionização de moléculas termo instáveis como, proteínas, carboidratos, complexos inorgânicos e compostos glicosilados dentre outros, impossíveis de serem analisados pelos modos de ionização por elétron. Esta proposta tem como principal objetivo a solicitação de um espectrômetro de massas com fonte de ionização por eletrospray para estruturar a central analítica existente no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ribeirão Preto da ¬Universidade de São Paulo, o qual não possui nenhum equipamento desta magnitude. Esta proposta conta com a participação de 29 pesquisadores de diferentes instituições e mais de 90 alunos de pós-graduação, que atuam em diferentes áreas do conhecimento como síntese orgânica e inorgânica, química de produtos naturais, ciências de materiais, caracterização de metabólitos secundários bioativos, degradação de fármacos e pesticidas, biotransformação de fármacos e cromatografia de afinidade e multidimensional. A versatilidade analítica do espectrômetro de massas solicitado deverá suprir as necessidades analíticas básicas apontadas pelos diferentes grupos de pesquisas, bem como propiciar uma rapidez no entendimento dos processos envolvidos, acelerando a pesquisa dos grupos envolvidos na proposta e de outros grupos que por ventura utilizarão das instalações da central analítica. Vale a pena ressaltar que a central analítica do Departamento de Química conta com toda a infraestrutura necessária para instalação e operacionalização imediata do espectrômetro de massas solicitado. Contando com uma sala de 35 m2, uma central de nitrogênio líquido, com um técnico de nível superior e principalmente com um professor especialista no desenvolvimento de métodos analíticos empregando a espectrometria de massas. Esses fatores garantem o pleno funcionamento e uma perfeita exploração de todo o potencial analítico propiciado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANOVAS MARTINEZ, ANA FLAVIA; BERALDO MORAES, LUIZ ALBERTO. Liquid chromatography- tandem mass spectrometry characterization of five new leucinostatins produced by Paecilomyces lilacinus CG-189. JOURNAL OF ANTIBIOTICS, v. 68, n. 3, p. 178-184, MAR 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.