Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho em ciências da vida

Processo: 09/54129-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de setembro de 2010 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Paulo Arruda
Beneficiário:Paulo Arruda
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional  Biologia celular  Expressão gênica  Genômica  Proteômica 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_bio_33.pdf
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Agendamento de uso: E-mail de agendamento não informado

Resumo

O Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LCTAD) tem como missão disponibilizar para a comunidade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e de outras Universidades e Institutos de Pesquisa, tecnologias avançadas de genômica, bioinformática, proteômica e biologia celular que atendam à crescente demanda de pesquisas de classe mundial envolvendo técnicas sofisticadas de alto desempenho, O LCTAD contará com instalações modernas em um edifício de aproximadamente 2000 m2 de área localizado no Parque Tecnológico da UNICAMP. As instalações abrigarão laboratórios com equipamentos de sequenciamento genômico de alto desempenho, equipamentos para análise da massa/sequência e interação de proteínas, equipamentos de análise de imagem, computadores com processamento de alto desempenho entre outros. O LCTAD contará também com um auditório para treinamentos e desenvolvimento de interações multidisciplinares. O LCTAD é uma unidade de prestação de serviços e não desenvolverá linhas próprias de pesquisa. Além das atividades de prestação de serviços em suas dependências, o LCTAD coordenará a formação de uma rede de laboratórios credenciados para prestação de serviços no mesmo padrão daqueles prestados pelo LCTAD. Esses laboratórios constituirão uma Rede Virtual de Laboratórios (RVL). Qualquer docente/pesquisador que tenha em seus laboratórios equipamentos de alto desempenho, com capacidade ociosa, poderá aplicar para se tornar um membro da RVL. As tecnologias que serão colocadas à disposição da comunidade acadêmica através da prestação de serviços focarão a Genômica, a Bioinformática, a Análise Protéica, e a Biologia Celular. O LCTAD atuará em áreas específicas das Ciências da Vida contemplando: 1) Ciências Genômicas: Sequenciamento Sanger (ABI 3730) e High-Throughput (454, Solexa, Ilumina), Transcriptoma (Array e Sequenciamento de Tags); 2) Bioinformática de alto desempenho; 3) Análise de proteínas: Separação de amostras por Cromatografia de alta resolução e/ou gel bidimensional, Espectrometria de massas e interação entre proteínas e ligantes; 4) Citometria de Fluxo, Microscopia Confocal e Microdosagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Laboratório na Unicamp oferece curso gratuito de bioinformática 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Mais bits a serviço do DNA 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FALCAO, VIVIANE TANNURI F. L.; MASCHIO, DANIELA A.; DE FONTES, CAMILA CALVO; OLIVEIRA, RICARDO B.; SANTOS-SILVA, JUNIA C.; SOARES ALMEIDA, ANNA CAROLINA; VANZELA, EMERIELLE C.; CARTAXO, MARIA TEREZA; CARVALHO, CAROLINA P. F.; COLLARES-BUZATO, CARLA BEATRIZ. Reduced insulin secretion function is associated with pancreatic islet redistribution of cell adhesion molecules (CAMs) in diabetic mice after prolonged high-fat diet. Histochemistry and Cell Biology, v. 146, n. 1, p. 13-31, JUL 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.