Busca avançada
Ano de início
Entree

Pau-Brasil: aquisição de detectores de CCD para a câmera CCD panorâmica da pesquisa Javalambre - física do universo em aceleração

Processo: 09/54162-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Laerte Sodré Junior
Beneficiário:Laerte Sodré Junior
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Instrumentação (astronomia)  Cosmologia (astronomia)  Galáxias 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_exa_37.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

A energia escura, ou a fonte da recém-descoberta aceleração da expansão do Universo, é, atualmente, o mistério mais profundo da Cosmologia. Uma observação-chave para ajudar a resolvê-lo é a detecção de oscilações acústicas bariônicas (BAOs) na distribuição de galáxias. Nós mapearemos posições e redshifts (desvios para o vermelho) de dezenas de milhões de galáxias, em um volume sem precedente do Universo observável, para detectar traços de BAOs e fornecer o mais profundo vislumbre da natureza da energia escura quando nossa pesquisa, J-PAS, de Javalambre - Physics of the Accelerating Universe, estiver concluída. Essa pesquisa é uma colaboração entre cientistas espanhóis e brasileiros e será realizada com o telescópio de 2,5 m do Observatório Astrofísico Javalambre (JAO na sigla em inglês), em Temel, Espanha. O JAO (comissionamento estimado para dezembro de 2011) é administrado pelo Centro de Estudios de Física del Cosmos de Aragón, que também é responsável pela operação da instalação. O lado brasileiro desta colaboração, PAU-BRASIL, será coordenado pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro e o IAG em São Paulo. O JAO será responsável pelo J-PAS, cujo principal objetivo é medir BAOs com precisão sem precedente até o momento de sua conclusão (2016 - 2017). O telescópio será equipado com uma câmera de campo amplo com campo de visão de 6 graus quadrados que imageará o céu com muitos (40 a 50) filtros estreitos na parte visível do espectro. Ele será o principal (ou o único) instrumento no telescópio JAO de 2,5 m por ao menos sete anos. O núcleo dessa câmera consiste de 14 CCDs de 10,5k X 10,5k pixels cada. A pesquisa mapeará uma área de 8000 graus quadrados permitindo a determinação com grande precisão de redshifts fotométricas para dezenas de milhões de galáxias (z menor que 1 para galáxias luminosas vermelhas). Além da cosmologia, a pesquisa permitirá investigações de astronomia extragaláctica (populações estelares, evolução de galáxias), da Galáxia (populações de halos, resíduos de satélites), e até de objetos do sistema solar (asteroides). O financiamento do projeto final e a construção da câmera é a contribuição do PAU-BRASIL ao J-PAS. O objetivo desta proposta de EMU (Programa de Equipamentos Multiusuários) - a contrapartida de São Paulo - é financiar parcialmente esta câmera de campo amplo com a compra dos 14 detectores CCD que ela requer, a um custo estimado de US$ 2,5 milhões. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
SP Pesquisa apresenta 2ª parte do programa Em busca da energia escura 
Energia escura será tema do SP Pesquisa 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
XAVIER, HENRIQUE S.; RAUL ABRAMO, L.; SAKO, MASAO; BENITEZ, NARCISO; CALVAO, MAURICIO O.; EDEROCLITE, ALESSANDRO; MARIN-FRANCH, ANTONIO; MOLINO, ALBERTO; REIS, RIBAMAR R. R.; SIFFERT, BEATRIZ B.; SODRE, JR., LAERTE. Photometric Type Ia supernova surveys in narrow-band filters. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 444, n. 3, p. 2313-2332, NOV 1 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.