Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: infra-estrutura para análises de metabolismo, biologia molecular e celular em projetos de genômica funcional e comparativa

Processo: 09/54203-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de setembro de 2010 - 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Gabriel Henrique Marroig Zambonato
Beneficiário:Gabriel Henrique Marroig Zambonato
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular  Biologia celular  Metabolismo  Genômica  Biologia de sistemas  Espectrometria de massas 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_bio_35.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo é um centro de excelências em pesquisas do Brasil, participando em projetos de ponta como Cepid (Centro de Estudos do Genoma Humano), temáticos, projetos genomas, programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e INCT. Atualmente o IB se encontra em uma fase de expansão, com a abertura de 16 concursos para contratação de novos docentes e a construção de um novo prédio, tendo como finalidade a atuação conjunta de docentes de diferentes especialidades. A excelência acadêmica adquirida por vários grupos do IB pode ser fortalecida com a elaboração de um centro de equipamentos multiusuário, denominado inicialmente como Laboratório Multiusuário de Análises Celulares e Moleculares (Lamcemol-Bio). Dessa forma, o presente projeto visa equipar o Lamcemol- Bio, com base no conceito de facility, com a aquisição de um microtomógrafo de alta resolução (micro-CT) e um espectrômetro de massas LTQ Orbitrap. O micro-CT (Skyscan 1076) é um equipamento que permite unir a resolução dos microscópios com o estudo de sistemas vivos por meio da microtomografia computadorizada, permitindo reconstruções em 3D, com precisão de até 7 micra, de organismos ou estruturas inteiras, sem a necessidade de dissecção. Isso abre a perspectiva de obter dados morfológicos de maneira não destrutiva de células, órgãos e sistemas. O outro equipamento multiusuário que faz parte desta proposta é um espectrômetro de massas de alto desempenho que possibilita a determinação de massas de moléculas com alta precisão. As aplicações do espectrômetro solicitado incluem modificações pós-traducionais, interações entre biomoléculas, proteômica e metabolismo. A configuração do espectrômetro solicitada permite uma combinação de alta resolução, precisão de determinação de massas e sensibilidade (subfemtomoles). O Lancemol-Bio trará impactos positivos a diversos grupos do IB ao possibilitar: sequenciamento de DNA e proteínas; identificação de proteínas que se ligam a biomoléculas; análises de interação proteína-proteína; análises proteômicas e metabolômicas, entre outras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMON, MONIQUE NOUAILHETAS; MARROIG, GABRIEL. Evolution of a complex phenotype with biphasic ontogeny: Contribution of development versus function and climatic variation to skull modularity in toads. ECOLOGY AND EVOLUTION, v. 7, n. 24, p. 10752-10769, DEC 2017. Citações Web of Science: 6.
SIMON, MONIQUE NOUAILHETAS; MACHADO, FABIO ANDRADE; MARROIG, GABRIEL. High evolutionary constraints limited adaptive responses to past climate changes in toad skulls. PROCEEDINGS OF THE ROYAL SOCIETY B-BIOLOGICAL SCIENCES, v. 283, n. 1841 OCT 26 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.