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Educação bilíngue para surdos: implantação de uma proposta pedagógica

Processo: 10/11012-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Claudia Balieiro Lodi
Beneficiário:Ana Claudia Balieiro Lodi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Elaine Cristina Bortolotti ; Maria José Zanatta Cavalmoretti
Bolsa(s) vinculada(s):11/00093-3 - Educação bilíngue para surdos e educação inclusiva: implantação de uma proposta pedagógica, BP.EP
11/00092-7 - Educação bilíngue para surdos e educação inclusiva: implantação de uma proposta pedagógica, BP.EP
Assunto(s):Educação inclusiva  Planejamento pedagógico  Currículos e programas  Bilinguismo  Pessoas com deficiência auditiva 

Resumo

A educação de surdos vive uma tensão determinada pelo embate entre as políticas linguísticas, que assumem a necessidade da implantação de uma educação bilíngue para surdos, e educacionais, que defendem a educação inclusiva. Esta tensão tem determinado, principalmente nas escolas públicas, experiências bilíngues para surdos realizadas de acordo com as diversas maneiras de se compreender as especificidades das crianças pelos profissionais, sem respeitar, muitas vezes, as necessidades educacionais e particularidades linguísticas e socioculturais deste alunado. Torna-se urgente, assim, o desenvolvimento de práticas pedagógicas atentas às necessidades de sujeitos surdos e, portanto, iniciativas que propiciem o desenvolvimento e uso da LIBRAS no espaço escolar, principalmente na educação básica. Este projeto tem como objetivo o acompanhamento da implantação de ações que visem o desenvolvimento de um programa inclusivo bilíngue para alunos surdos no Ensino Fundamental - primeira etapa, nos moldes comentados acima, no Município de Santa Cruz das Palmeiras, a fim de se alcançar, com esta prática, resultados satisfatórios na escolarização de alunos surdos. Tem-se como objeto para esta pesquisa o acompanhamento: a) do desenvolvimento de linguagem/apropriação da LIBRAS pelas crianças surdas na interação com o adulto surdo; b) da aprendizagem do português como segunda língua, bem como a análise do espaço privilegiado para esta aprendizagem e os processos em jogo; c) do ensino-aprendizagem dos conteúdos pedagógicos de forma geral a partir do desenvolvimento de metodologias específicas e adequação dos conteúdos frente à demanda inclusiva bilíngue; e d) das interações das crianças surdas no espaço escolar com parceiros surdos e ouvintes e com adultos em sala de aula e em atividades extraclasse. Este acompanhamento será feito por meio de reuniões periódicas com a equipe e discussão de filmagens dos espaços escolares que serão utilizadas para análise e avaliação das práticas realizadas. (AU)