Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de um instrumento de ressonância magnética nuclear de 700 MHz com sonda resfriada para a Central Analítica de Química da USP

Processo: 09/54009-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Shaker Chuck Farah
Beneficiário:Shaker Chuck Farah
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metaboloma  Produtos naturais  Macromolécula 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_bio_67.pdf
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Agendamento de uso: E-mail de agendamento não informado

Resumo

A Central Analítica do IQ-USP tem mantido e disponibilizado um dos maiores parques de equipamentos de RMN no país para um grande número de grupos de pesquisa (incluindo empresas de setor privado) que emprega RMN como ferramenta analítica de alta resolução para estudar a composição, estrutura e comportamento conformacional/dinâmico de matérias químicas. Os serviços oferecidos em termos de fornecimento de análises de amostras, treinamento e apoio técnico aos usuários avançados é possível devido a uma equipe de técnicos altamente qualificados, uma infraestrutura moderna dentro do Instituto de Química e a manutenção e modernização dos equipamentos usando em parte recursos obtidos devido às taxas cobradas para prestação de serviços. Neste projeto pretendemos adquirir um instrumento de ressonância magnética nuclear (RMN) equipada com uma sonda resfriada para ser incorporado na Central Analítica do Instituto de Química no Campus Butantã da Universidade de São Paulo. O equipamento vai beneficiar o grande número de usuários de serviços de RMN gerenciados pela Central Analítica oriundos do nosso Instituto em particular, outros pesquisadores da Cidade e do Estado e do resto do país. Este equipamento, em combinação com a sonda resfriada solicitada, ampliará capacidade dos usuários analisar sistemas e amostras de maior complexidade (polímeros, macromoléculas biológicas, misturas de produtos naturais) com maior sensibilidade e resolução (por exemplo, com a sonda criogênico macromoléculas podem ser estudados empregando concentrações na faixa de micromolar). A natureza multiusuário deste projeto casada à gestão aberta da Central Analítica garante que o novo instrumento será disponível para uma gama ampla de usuários e colaboradores dentro do Instituto de Química e outros centros de pesquisa no estado de São Paulo e contribuirá para ampliar o pequeno grupo de centros especializados atuando na área de RMN de macromoléculas no país. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, DIORGE P.; OKA, GABRIEL U.; ALVAREZ-MARTINEZ, CRISTINA E.; BISSON-FILHO, ALEXANDRE W.; DUNGER, GERMAN; HOBEIKA, LISE; CAVALCANTE, NAYARA S.; ALEGRIA, MARCOS C.; BARBOSA, LEANDRO R. S.; SALINAS, ROBERTO K.; GUZZO, CRISTIANE R.; FARAH, CHUCK S. Bacterial killing via a type IV secretion system. NATURE COMMUNICATIONS, v. 6, MAR 2015. Citações Web of Science: 45.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.