Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: Laboratório Multiusuário para caracterização térmica de materiais

Processo: 09/54140-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Jorge Alberto Soares Tenório
Beneficiário:Jorge Alberto Soares Tenório
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Química analítica  Análise térmica  Análise química  Materiais metálicos  Polímeros (materiais)  Materiais cerâmicos  Equipamentos de laboratório 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_eng_25.pdf
As informações abaixo são de responsabilidade do Pesquisador responsável.
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O Laboratório de Análises Térmicas do PMT EPUSP possui atualmente alguns equipamentos de análise térmica convencional. A maior parte destes equipamentos encontra-se operacional. Os equipamentos solicitados visam modernizar e complementar de forma significativa as capacidades analíticas do laboratório adquirindo equipamentos mais sensíveis e mais precisos e com capacidades complementares aos atuais. O Laboratório Multiusuário terá essencialmente equipamentos de caracterização do comportamento térmico de materiais (DT A, DSC e TGA) complementado por análises químicas dos componentes e dos gases emitidos durante o processo térmico (ICP e Espectrofotômetro de Massa). Este projeto de EMU envolve equipes da USP, UNICAMP, UFABC, IPT e Universidade Mackenzie, sendo que a maior parte é do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica. O projeto reúne pesquisadores das áreas de materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos com pesquisas que envolvem análises micro estruturais, propriedades processamento bem como aspectos ambientais relacionados ao tratamento de resíduos e a reciclagem de materiais. Portanto, a equipe envolvida no projeto tem espectro bastante extenso, o que tornará muito rico para Estado o aproveitamento dos EMU solicitados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRADO, BRUNA ROSA; BARTOLI, JULIO ROBERTO. Synthesis and characterization of PMMA and organic modified montmorilonites nanocomposites via in situ polymerization assisted by sonication. APPLIED CLAY SCIENCE, v. 160, n. SI, p. 132-143, AUG 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.