Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de um espectrômetro de massas híbrido com analisadores do tipo quádruplo e time-of-flight para identificação de peptídeos, proteínas e produtos do metabolismo

Processo: 09/53852-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas  Metaboloma  Metaloproteínas  Proteoma  Peptídeos  Carcinoma  Fluorose dentária 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_saude_69.pdf
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Agendamento de uso: E-mail de agendamento não informado

Resumo

O EMU a ser adquirido é um Espectrômetro de Massas Híbrido com fonte de ionização do tipo NanoEletrospray (ESI) e dois analisadores de massa, sendo um deles quadrupolar e outro Time-of-flight (TOF). O equipamento está acoplado a sistema de cromatografia líquida de ultra performance (UPLC), que permite separações cromatográficas de alta resolução, devido ao pequeno diâmetro interno das suas colunas. Após a separação, o UPLC realiza a injeção das amostras no espectrômetro de massas. Uma importante característica diferencial do equipamento solicitado é o sistema de ionização (nanoelectrospray), o qual permite a injeção de nanolitros de amostra, aumentando a sensibilidade do equipamento e, consequentemente, as chances de identificação do analito. Esta configuração faz com que o equipamento tenha ampla utilização em diversos campos, como física, química, medicina, farmácia, odontologia, geologia, ciências nucleares, ciências de materiais, arqueologia, indústria petrolífera, ciências forenses e ambientais, já que seu alto poder de resolução permite a identificação tanto de pequenas moléculas quanto de proteínas intactas. Assim, o mesmo torna-se bastante versátil, podendo ser utilizado por profissionais da área de proteômica de uma maneira geral, bem como por pesquisadores de outras áreas, o que é ideal para a presente proposta de caráter multiusuários e pode ser corroborado pela diversidade de linhas de pesquisa envolvidas na proposta. A aquisição do equipamento é estratégica porque as análises com o mesmo constituem a etapa final e o grande passo limitante do fluxo de projetos envolvendo análise proteômica. Isso se deve à escassez de equipamentos com configuração adequada para a análise, bem como ao alto índice de manutenção dos mesmos, por serem altamente sensíveis. O equipamento solicitado será instalado na região administrativa 7 do Estado de São Paulo (Bauru), e irá atender a projetos associados das regiões 8 (São José do Rio Preto) e 4 (Botucatu), onde inexistem espectrômetros de massa de quaisquer configurações, além de outros interessados que obedeçam às condições do plano de Gestão de Uso apresentado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELECRODE, TAISA RIBAS; SIQUEIRA, WALTER LUIZ; ZAIDAN, FLAVIA CARDOSO; BELLINI, MELINA RODRIGUES; MOFFAA, EDUARDO BUOZI; MARTINS MUSSI, MARIA CAROLINA; XIAO, YIZHI; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Identification of acid-resistant proteins in acquired enamel pellicle. Journal of Dentistry, v. 43, n. 12, p. 1470-1475, DEC 2015. Citações Web of Science: 17.
DELECRODE, TAISA RIBAS; SIQUEIRA, WALTER LUIZ; ZAIDAN, FLAVIA CARDOSO; BELLINI, MELINA RODRIGUES; LEITE, ALINE LIMA; XIAO, YISHI; RIOS, DANIELA; MAGALHAES, ANA CAROLINA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Exposure to acids changes the proteomic of acquired dentine pellicle. Journal of Dentistry, v. 43, n. 5, p. 583-588, MAY 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.