Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de um espectrômetro de massas híbrido com analisadores do tipo quádruplo e time-of-flight para identificação de peptídeos, proteínas e produtos do metabolismo

Processo: 09/53852-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas  Metaboloma  Metaloproteínas  Proteoma  Peptídeos  Carcinoma  Fluorose dentária 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_saude_69.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O EMU a ser adquirido é um Espectrômetro de Massas Híbrido com fonte de ionização do tipo NanoEletrospray (ESI) e dois analisadores de massa, sendo um deles quadrupolar e outro Time-of-flight (TOF). O equipamento está acoplado a sistema de cromatografia líquida de ultra performance (UPLC), que permite separações cromatográficas de alta resolução, devido ao pequeno diâmetro interno das suas colunas. Após a separação, o UPLC realiza a injeção das amostras no espectrômetro de massas. Uma importante característica diferencial do equipamento solicitado é o sistema de ionização (nanoelectrospray), o qual permite a injeção de nanolitros de amostra, aumentando a sensibilidade do equipamento e, consequentemente, as chances de identificação do analito. Esta configuração faz com que o equipamento tenha ampla utilização em diversos campos, como física, química, medicina, farmácia, odontologia, geologia, ciências nucleares, ciências de materiais, arqueologia, indústria petrolífera, ciências forenses e ambientais, já que seu alto poder de resolução permite a identificação tanto de pequenas moléculas quanto de proteínas intactas. Assim, o mesmo torna-se bastante versátil, podendo ser utilizado por profissionais da área de proteômica de uma maneira geral, bem como por pesquisadores de outras áreas, o que é ideal para a presente proposta de caráter multiusuários e pode ser corroborado pela diversidade de linhas de pesquisa envolvidas na proposta. A aquisição do equipamento é estratégica porque as análises com o mesmo constituem a etapa final e o grande passo limitante do fluxo de projetos envolvendo análise proteômica. Isso se deve à escassez de equipamentos com configuração adequada para a análise, bem como ao alto índice de manutenção dos mesmos, por serem altamente sensíveis. O equipamento solicitado será instalado na região administrativa 7 do Estado de São Paulo (Bauru), e irá atender a projetos associados das regiões 8 (São José do Rio Preto) e 4 (Botucatu), onde inexistem espectrômetros de massa de quaisquer configurações, além de outros interessados que obedeçam às condições do plano de Gestão de Uso apresentado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELECRODE, TAISA RIBAS; SIQUEIRA, WALTER LUIZ; ZAIDAN, FLAVIA CARDOSO; BELLINI, MELINA RODRIGUES; LEITE, ALINE LIMA; XIAO, YISHI; RIOS, DANIELA; MAGALHAES, ANA CAROLINA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Exposure to acids changes the proteomic of acquired dentine pellicle. Journal of Dentistry, v. 43, n. 5, p. 583-588, . (12/11083-1, 11/03284-4, 09/53852-9, 10/15216-0)
DELECRODE, TAISA RIBAS; SIQUEIRA, WALTER LUIZ; ZAIDAN, FLAVIA CARDOSO; BELLINI, MELINA RODRIGUES; MOFFAA, EDUARDO BUOZI; MARTINS MUSSI, MARIA CAROLINA; XIAO, YIZHI; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Identification of acid-resistant proteins in acquired enamel pellicle. Journal of Dentistry, v. 43, n. 12, p. 1470-1475, . (09/53852-9, 10/15216-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.