Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de aparelho de micro tomografia in vivo para o Laboratório de Caracterização e Avaliação de Resposta Biológica

Processo: 09/54080-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Elcio Marcantonio Junior
Beneficiário:Elcio Marcantonio Junior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Odontologia clínica  Patologia bucal  Doenças periodontais  Equipamentos de laboratório  Microtomografia 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_saude_43.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O presente projeto tem por objetivo a aquisição de um scanner de microtomografia computadorizada in vivo, para a utilização em conjunto por uma rede de usuários que pesquisam sobre resposta tecidual. O equipamento é projetado para visualizar e analisar quantitativa e qualitativamente parâmetros anatômicos em animais vivos de pequeno porte, embora possa ser utilizado para fazer análises também em biópsias. Comparativamente, ele apresenta inúmeras vantagens sobre o microtomógrafo ex-vivo: 1- permite avaliação longitudinal nos mesmos animais; 2- reduz o número de animais em um experimento, pois permite o monitoramento dos animais evitando os sacrifícios em todos os períodos que se quer analisar, com as evidentes implicações éticas; 3- permite monitoramento fisiológico, como respiração, batimento cardíaco, ECG e temperatura em tempo real, garantindo o controle e manutenção dos animais durante os procedimentos e fornecendo dados para pesquisas na área; 4- reconstrução das imagens em tempo real, permitindo análise imediata dos dados e aumentando a capacidade de utilização do equipamento; 5- energia máxima dos Raios-X de120 kVp, o que permite melhores resultados em imagens com implantes, com redução de artefatos por beam hardening. Este equipamento irá compor uma rede de laboratórios que inclui os de biologia molecular, biomecânica, histoprocessamento, análise de imagens, e cortes de tecidos duros e metais. Como pode ser empregado em estudos de áreas variadas, como medicina, veterinária, odontologia, fisiologia e desenvolvimento de biomateriais, dentre outros, a gama de potenciais usuários é muito grande. Desta forma, na equipe do projeto (associados e colaboradores) pode-se observar a presença de pesquisadores de várias áreas e de várias universidades do Estado de São Paulo. A aquisição deste equipamento é justificada pela abrangência da equipe, a grande variabilidade de aplicações, a ausência de equipamento similar no Estado de São Paulo e a qualidade das análises que podem ser obtidas, além de contribuir em muito com o desenvolvimento da pesquisa no Estado de São Paulo e no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELBURKI, MUNA S.; ROSSA, JR., CARLOS; GUIMARES-STABILI, MORGANA R.; LEE, HSI-MING; CURYLOFO-ZOTTI, FABIANA A.; JOHNSON, FRANCIS; GOLUB, LORNE M. A Chemically Modified Curcumin (CMC 2.24) Inhibits Nuclear Factor kappa B Activation and Inflammatory Bone Loss in Murine Models of LPS-Induced Experimental Periodontitis and Diabetes-Associated Natural Periodontitis. Inflammation, v. 40, n. 4, p. 1436-1449, AUG 2017. Citações Web of Science: 9.
ELBURKI, MUNA S.; ROSSA, CARLOS; GUIMARAES, MORGANA R.; GOODENOUGH, MARK; LEE, HSI-MING; CURYLOFO, FABIANA A.; ZHANG, YU; JOHNSON, FRANCIS; GOLUB, LORNE M. A Novel Chemically Modified Curcumin Reduces Severity of Experimental Periodontal Disease in Rats: Initial Observations. Mediators of Inflammation, 2014. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.