Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de dentifrício com reduzida concentração de fluoreto suplementado com cálcio e/ou fosfato na cárie dentária e ingestão de fluoreto: estudo clínico longitudinal em crianças

Processo: 10/17546-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2011 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Alberto Carlos Botazzo Delbem
Beneficiário:Alberto Carlos Botazzo Delbem
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Pesq. associados:Cleide Cristina Rodrigues Martinhon ; Kikue Takebayashi Sassaki ; Robson Frederico Cunha
Assunto(s):Cárie dentária 

Resumo

Estudos têm demonstrado um declínio na prevalência da cárie dentária em vários países e um aumento na prevalência de fluorose dentária. Diante destes dados, a redução da concentração de fluoreto nos dentifrícios é importante, porém o produto deve manter a eficácia em situações de baixa ou alta atividade de cárie. Estudos in vitro e in situ mostram que a suplementação de cálcio e fosfato potencializa a ação de dentifrícios com reduzida concentração de fluoreto. Este projeto tem como objetivo verificar a ação de dentifrícios com baixa concentração de fluoreto suplementado com cálcio e/ou fosfato na freqüência da cárie dentária e ingestão de fluoretos em crianças. Crianças de 18 a 60 meses de idade, provenientes das creches do município de Araçatuba e Fernandópolis - SP, que serão divididos em 3 grupos de acordo com o tipo de dentifrícios a ser utilizado: G1) dentifrício com 500 ppm F suplementado com fosfato; G2) dentifrício com 1100 ppm F e G3) dentifrício com 500 ppm F suplementado com cálcio e fosfato. Os pacientes serão submetidos a avaliações freqüentes quanto à frequência da cárie dentária a cada seis meses (3 exames clínicos). A ingestão de fluoreto será monitorada, por meio da dieta duplicada e da estimativa de ingestão de fluoreto pelo dentifrício, bem como, as concentrações de fluoreto presente nas unhas. Os dados coletados serão submetidos à análise estatística. A partir deste projeto espera-se verificar a eficácia dos dentifrícios fluoretados de baixa concentração suplementados com cálcio e fosfato, sobre a saúde bucal das crianças que participam ou não do programa de prevenção das respectivas entidades e dessa forma dar início a sua aplicação clínica reduzindo o risco potencial da fluorose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREIRE, I. R.; PESSAN, J. P.; AMARAL, J. G.; MARTINHON, C. C. R.; CUNHA, R. F.; DELBEM, A. C. B. Anticaries effect of low-fluoride dentifrices with phosphates in children: A randomized, controlled trial. Journal of Dentistry, v. 50, p. 37-42, JUL 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.