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Violência de jovens e violência escolar: estudo sob a ótica do imaginário escolar e da inserção social

Processo: 10/09317-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Leila Maria Ferreira Salles
Beneficiário:Leila Maria Ferreira Salles
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição parceira: Diretoria de Ensino - Limeira
Pesq. associados:Claudia Aparecida Sorgon Scotuzzi ; Joyce Mary Adam ; Miriam Cristina Borroti Rodrigues ; Sergio Luiz Estima Antoniol
Bolsa(s) vinculada(s):10/15457-8 - Violência de jovens e violência escolar: estudo sob a ótica do imaginário escolar e da inserção social, BP.EP
10/15453-2 - Violência de jovens e violência escolar: estudo sob a ótica do imaginário escolar e da inserção social, BP.EP
10/15484-5 - Violência de jovens e violência escolar: estudo sob a ótica do imaginário escolar e da inserção social, BP.EP
Assunto(s):Violência escolar  Escolas  Inclusão social  Jovens 

Resumo

O objetivo geral deste projeto é dar continuidade aos projetos de investigação sobre a temática jovens e violência já desenvolvidos anteriormente no âmbito do programa FAPESP de Melhoria do Ensino Público. Constituem-se objetivos deste projeto caracterizar os modos de inserção das escolas e dos jovens no bairro, o imaginário dos jovens sobre a escola e sobre seus projetos de vida e o imaginário dos educadores sobre o significado da escola para os jovens visando à prevenção da violência no âmbito escolar. O pressuposto deste estudo é o de que cada escola tem um tipo de inserção na comunidade que lhe é próprio e que os modos de inclusão dos jovens no local onde vivem diferem conforme o local frequentado e é distinto relação estabelecida com a escola. O imaginário dos jovens sobre a escola e sobre seus projetos de vida que, ora podem estar entrelaçados e ora se distanciarem, são dimensões presentes na violência escolar. Atuar nessas dimensões pode contribuir para a prevenção da violência no âmbito escolar. (AU)

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