Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratigrafia de seqüências em rifts do fim do Neoproterozóico e início do Paleozóico no Rio Grande do Sul

Processo: 00/07510-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2000 - 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Antonio Romalino Santos Fragoso-Cesar
Beneficiário:Antonio Romalino Santos Fragoso-Cesar
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estratigrafia  Bacias sedimentares  Tectônica de placas  Neoproterozoico  Paleozoico  Rio Grande do Sul 

Resumo

O presente projeto de auxílio à pesquisa visa à compreensão da evolução das unidades sedimentares e vulcanogênicas não metamorfizadas geradas entre o fim do Neoproterozóico III e início do Paleozóico no RS, com a aplicação dos princípios da estratigrafia de seqüências. Esta abordagem visa estabelecer correlações entre os depósitos representativos dos diferentes sistemas deposicionais contemporâneos, com a reconstituição da evolução paleogeográfica e a caracterização das variações das taxas de subsidência e aporte sedimentar nas diferentes regiões da bacia. As metodologias utilizadas nestas pesquisas compreendem a aplicação e avaliação dos modelos de estratigrafia de seqüências, bem como análises de paleocorrentes e proveniência. Estes dados auxiliarão na compreensão da evolução tectônica e da paleogeografia das unidades do Supergrupo Camaquã, redefinido durante esta etapa, além do reconhecimento do grau de influência das áreas-fonte para cada unidade, visando (I) a reconstituição das alterações estruturais mais importantes nas bacias (como soerguimento de áreas-fonte, migração de falhas principais, etc.), (II) a caracterização de suas respostas quantos aos limites de seqüências e (III) a obtenção de elementos para correlação dos depósitos com outras sucessões sedimentares de idades compatíveis com as seqüências estudadas, permitindo reconstituições paleogeográficas mais amplas. O principal objetivo destas pesquisas enfoca a compreensão da evolução das seqüências sedimentares e vulcano-sedimentares posteriores aos eventos orogênicos do Brasiliano e anteriores ao estabelecimento da fase sinéclise da Bacia do Paraná, com a possibilidade de serem fornecidos elementos acerca desta fase de estabilização da Placa Gondwana, escassamente preservada em depósitos sedimentares no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, RENATO P.; JANIKIAN, LILIANE; FRAGOSO-CESAR, ANTONIO ROMALINO S.; MARCONATO, ANDRE. Evolution of a rift basin dominated by subaerial deposits: The Guaritas Rift, Early Cambrian, Southern Brazil. SEDIMENTARY GEOLOGY, v. 217, n. 1-4, p. 30-51, MAY 15 2009. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.