Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da remineralização in vitro e in situ de lesões de cárie proximais adjacentes a restaurações com diferentes materiais dentários em dentes decíduos

Processo: 10/16120-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2011 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Daniela Prócida Raggio
Beneficiário:Daniela Prócida Raggio
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Camila de Almeida Brandão Guglielmi
Assunto(s):Materiais dentários  Cimentos dentários  Cimentos de ionômeros de vidro  Restauração dentária  Dente decíduo  Cárie dentária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cimento de ionômero de vidro | Dente decíduo | lesão proximal | Odontopediatria

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar a capacidade de remineralização de lesões de cárie quando em contato proximal com novos materiais restauradores que liberam flúor, simulando contato com superfícies adjacentes a restaurações proximais, in vitro (I) e in situ (II). Para o estudo (I), 30 segundos molares decíduos serão seccionados no sentido vestíbulo-lingual e cada uma das 60 hemipartes passará pelo processo químico de indução de cárie artificial por meio de ciclagem de pH. Medições serão realizadas por meio da análise de dureza superficial, de fluorescência induzida pela luz (QLF, Inspektor) e com auxílio de uma câmera de fluorescência (Vista Proof, Dürr Dental), no momento inicial e após a formação das lesões, para constatar a perda mineral desses dentes. Cavidades ocluso-proximais serão realizadas em 30 primeiros molares decíduos seccionados no sentido vestíbulo-lingual (60 superfícies), que serão restauradas com 6 materiais diferentes (n=10): dois cimentos de ionômero de vidro modificados por resina (Ketac N 100 e Vitremer - 3M ESPE), dois cimentos ionômero de vidro de alta viscosidade (Fuji IX - GC Corp. e Maxxion - FGM), resina composta modificada por poliácidos (Dyract eXtra - Dentsply) e resina composta convencional como grupo controle (Z 350). Cada fragmento com lesão de cárie artificial será acoplada a um dente restaurado, de modo que a face da lesão e a da restauração simulem o ponto de contato. Estes conjuntos sofrerão então novo processo de desmineralização - remineralização por mais 14 dias, e novas avaliações de dureza, QLF e câmera de fluorescência serão realizadas após 7 e 14 dias, para avaliação da reposição mineral. Para o estudo (II), os espécimes serão preparados de maneira semelhante, e inseridos em dispositivos intra-orais. Doze voluntários utilizarão os dispositivos 24 horas por dia, por 30 dias, sendo gotejada solução de sacarose 20% oito vezes ao dia, e farão uso de dentifrício fluoretado como de costume. Novas análises de microdureza, com o QLF e câmera de fluorescência serão realizadas após 14 e 28 dias de uso dos dispositivos intra-orais, de maneira semelhante ao estudo (I). Os dados serão submetidos à análise estatística para avaliação da distribuição dos dados, e posteriormente testes estatísticos apropriados serão realizados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANDAO GUGLIELMI, CAMILA DE ALMEIDA; BISSOTO CALVO, ANA FLAVIA; TEDESCO, TAMARA KERBER; MENDES, FAUSTO MEDEIROS; RAGGIO, DANIELA PROCIDA. Contact with Fluoride-Releasing Restorative Materials Can Arrest Simulated Approximal Caries Lesion. Journal of Nanomaterials, . (10/16120-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.