Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomassa bacteriana na criação de animais: desempenho animal, qualidade dos produtos e viabilidade econômica

Processo: 11/50274-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2011 - 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Elisa Helena Giglio Ponsano
Beneficiário:Elisa Helena Giglio Ponsano
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Ração 

Resumo

A inevitável preocupação com a crescente geração de resíduos provenientes de transformações industriais levou-nos a desenvolver uma forma de tratamento biológico para a despoluição de efluente originário do processamento industrial de animais. O processo desenvolvido mostrou-se efetivo para esta finalidade, além de permitir a produção de uma biomassa que, após a secagem, apresenta uma coloração vermelha. Análises da biomassa de Rubrivivax gelatinosus produzida em efluente de indústria de processamento de pescado indicaram ausência de microrganismos patogênicos e elevados teores de oxicarotenóides e proteínas, sugerindo a aplicação do produto na alimentação de animais. O objetivo deste projeto de pesquisa é utilizar a biomassa bacteriana como ingrediente pigmentante na alimentação de frangos de corte, galinhas poedeiras e tilápias e investigar os efeitos do uso do produto sobre o desempenho dos animais e a qualidade dos produtos originados em relação a composição centesimal, pH, cor, concentração de oxicarotenóides, perfil de ácidos graxos e rancidez lipídica. A criação dos animais será realizada seguindo delineamentos experimentais válidos, nas instalações do Setor de Zootecnia, o abate dos animais será realizado no Abatedouro Experimental, as análises laboratoriais serão realizadas nos Laboratórios de Análise de Alimentos, Patologia Animal e Clínico Veterinário, todos lotados na Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba. Adicionalmente, pretende-se investigar a viabilidade econômica da produção da biomassa e de sua utilização em rações animais. Dessa forma, pretende-se gerar dados que permitam a aplicação eficiente, econômica e segura do produto na criação de animais. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, J.; AVANCO, S. V.; GARCIA-NETO, M.; PONSANO, E. H. G. Composition of broilers meat. JOURNAL OF APPLIED POULTRY RESEARCH, v. 25, n. 2, p. 173-181, JUN 2016. Citações Web of Science: 0.
MAGNANI GRASSI, THIAGO LUIS; DO ESPIRITO SANTO, EDSON FRANCISCO; DE SIQUEIRA MARCOS, MARCELO TACCONI; CAVAZZANA, JEFFERSON FELIPE; OLIVEIRA, DAYSE LICIA; CARVALHO BOSSOLANI, IDERLIPES LUIZ; GIGLIO PONSANO, ELISA HELENA. Bacterial pigment for Nile tilapia feeding. AQUACULTURE INTERNATIONAL, v. 24, n. 2, p. 647-660, APR 2016. Citações Web of Science: 7.
E.F.E. SANTO; T.L.M. GRASSI; M.T.S. MARCOS; D.L. OLIVEIRA; J.F. CAVAZZAN; P.C. CIARLINI; L.G. NARCISO; A.A. TORRES; G.S. GONÇALVES; E.G. ABIMORAD; E.H.G. PONSANO. Desempenho, sanidade animal e qualidade de filés de tilápias alimentadas com ração suplementada com biomassa bacteriana. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 68, n. 2, p. -, Abr. 2016.
S.V. AVANÇO; E.H.G. PONSANO; M. GARCIA NETO; M.F. PINTO. Biomassa de Rubrivivax gelatinosus na criação de frangos de corte: desempenho animal e cor dos produtos. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 66, n. 6, p. -, Dez. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.