Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento de cultivares de uva para mesa e vinho sobre diferentes porta-enxertos

Resumo

Objetiva-se avaliar a influência de porta-enxertos no comportamento da cultivar de uva para mesa Vênus e em cultivares de uva para vinho viníferas, híbridas e comuns. Serão realizados dois experimentos no período de junho de 2011 a junho de 2013. Com a cultivar Vênus o experimento será realizado em Votuporanga, utilizando-se os porta-enxertos IAC 766, IAC 572, IAC 313 e IAC 571-6. O experimento com as cultivares de uvas para vinho Isabel, Bordô, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, IAC 138-22 Máximo, IAC 116-31 Rainha, IAC 21-14 Madalena, BRS Lorena e BRS Violeta enxertadas nos porta-enxertos IAC 766 e Ripária do Traviú será realizado em Jundiaí. O delineamento experimental utilizado será em blocos inteiramente casualizados. Em cada área experimental serão avaliados em dois ciclos produtivos, a duração dos estádios fenológicos, e, na época do pleno florescimento, amostragem de folhas para análise química de nutrientes. Na colheita será avaliado o número de cachos por planta, a produtividade, as características físicas dos cachos e bagas, os teores de sólidos solúveis, acidez titulável, pH e a relação sólidos solúveis/acidez. Adicionalmente, no experimento de uvas para vinho serão determinados os teores de antocianinas totais, fenóis e taninos no mosto da uva. Na ocasião da poda dos ramos e colheita dos cachos, será estimada a extração de macro e micronutrientes. Os dados de extração de nutrientes pelos cachos e ramos removidos pela poda poderão ser utilizados para auxiliar na adubação de reposição dos vinhedos, visando dar subsídios para a recomendação de adubação dessas cultivares de uva (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRACIOLI VEDOATO, BRUNA THAIS; DOMINGUES NETO, FRANCISCO JOSE; PIMENTEL JUNIOR, ADILSON; MAIA PAIVA, ANA PAULA; RODRIGUES DA SILVA, MARLON JOCIMAR; MOURA, MARA FERNANDES; PEREIRA LIMA, GIUSEPPINA PACE; TECCHIO, MARCO ANTONIO. PRODUCTION, PHYSICOCHEMICAL QUALITY AND ANTIOXIDANT CAPACITY OF `NIAGARA ROSADA' GRAPE GRAFTED ON DIFFERENT ROOTSTOCKS. BIOSCIENCE JOURNAL, v. 36, n. 6, p. 1879-1889, NOV-DEC 2020. Citações Web of Science: 0.
TECCHIO, MARCO ANTONIO; RODRIGUES DA SILVA, MARLON JOCIMAR; CALLILI, DANIEL; HERNANDES, JOSE LUIZ; MOURA, MARA FERNANDES. Yield of white and red grapes, in terms of quality, from hybrids and Vitis labrusca grafted on different rootstocks. Scientia Horticulturae, v. 259, JAN 3 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.