Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento do Parque Aquícola Ponte Pensa, no reservatório de Ilha Solteira-SP, frente a implantação da tilapicultura em tanques rede de grande volume

Resumo

A produção de tilápias em tanques-rede está em expansão no estado de São Paulo com as concessões de áreas nos parques aquícolas dos grandes reservatórios. Assim, estudos relacionando a tilapicultura em tanques-rede e a qualidade de água são importantes para entender a dinâmica do ambiente frente às alterações causadas pelo aumento das concentrações de nutrientes e sedimentos na água. O objetivo do trabalho é avaliar as variáveis físicas, químicas e biológicas da água, as taxas de sedimentação (material em suspensão e fósforo), a comunidade fitoplanctônica e o sedimento (matéria orgânica, nitrogênio e fósforo totais) na zona de influência do sistema de tilapicultura instalado no reservatório. O estudo será realizado em uma piscicultura com 2 módulos de 8 tanques-rede de 1200 m3 cada (20x20x3 m) posicionados na área do parque aquícola Ponte Pensa no reservatório de Ilha Solteira em Santa Fé do Sul-SP. As amostragens da água e do sedimento em suspensão serão realizadas mensalmente e do sedimento de fundo, a cada 3 meses, durante dois anos consecutivos em três estações de coleta: 500 m a montante da área com tanques-rede (P1), no local de criação (P2) e 500 m a jusante (P3). Os resultados obtidos poderão informar sobre a capacidade de resiliência da área, trarão subsídios para avaliação da sustentabilidade ambiental e para adequações técnicas de manejo em tanques-rede de grande volume a curto e longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento da aquicultura de forma ordenada e ambientalmente sustentável. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDNA FERREIRA ROSINI; ANDRÉA TUCCI; CLÓVIS FERREIRA DO CARMO; HELENICE PEREIRA DE BARROS. Water quality in Ponte Pensa Aquaculture Park, Solteira Island Reservoir, SP, Brazil, where fish are cultivated under great-volume cage system. Rev. Ambient. Água, v. 14, n. 4, p. -, 2019.
ROSINI, EDNA FERREIRA; TUCCI, ANDREA; DO CARMO, CLOVIS FERREIRA; TORRES ROJAS, NILTON EDUARDO; DE BARROS, HELENICE PEREIRA; MALLASEN, MARGARETE. Changes in phytoplankton spatial and temporal dynamics in a Brazilian tropical oligotrophic reservoir after net cage installation. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 39, n. 2, p. 569-581, JUN 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.