Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da variação circadiana e efeitos da privação de sono sobre o desempenho em tarefas de memória operacional

Processo: 11/01286-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Sabine Pompéia
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Giuliano Emerenciano Ginani
Assunto(s):Cronobiologia 

Resumo

O conceito de memória operacional tem sido bastante explorado em diversas pesquisas, pois tem sido associado ao desempenho intelectual. O influente modelo multicomponente de memória operacional refere-se a um sistema que permite a manutenção temporária e manipulação de informações, funções essas regidas por diferentes subsistemas. Embora seja sabido que há flutuações de desempenho ao longo do dia e da noite, não é conhecido de que forma essas oscilações influenciam o desempenho nos diferentes subsistemas da memória operacional, tampouco como se relacionam com flutuações atencionais, de humor e do esforço cognitivo envolvido na realização de tarefas. Objetivo: Investigar a variação circadiana e de privação curta de sono durante 36 horas de vigília contínua no desempenho em testes de memória operacional, atenção, e medidas de humor em voluntários jovens saudáveis. Materiais e métodos: O estudo envolverá 20 voluntários jovens saudáveis que realizarão uma bateria de testes cognitivos incluindo medidas representativas do funcionamento dos subsistemas de memória operacional, bem como testes de vigilância, de quatro em quatro horas durante 36 horas de vigília contínua. Medidas de humor e fisiológicas (pupilometria: indicativa do esforço cognitivo durante a realização dos testes) serão obtidas concomitantemente aos testes. Aplicabilidade: Os resultados do presente estudo poderão auxiliar na melhor caracterização de processos cognitivos relacionados ao desempenho escolar, nível intelectual, desempenho no trabalho em turnos e regimes de plantão e de que forma se relacionam com alterações de humor, atenção e de esforço cognitivo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GINANI, GIULIANO EMERENCIANO; PRADELLA-HALLINAN, MARCIA; POMPEIA, SABINE. Identification of emotional expressiveness in facial photographs over 36h of extended vigilance in healthy young mena preliminary study. COGNITION & EMOTION, v. 31, n. 2, p. 339-348, 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.