Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de estratégias para o controle da erosão dental causada por ácidos de origem endógena e exógena

Resumo

As estratégias para controle da erosão englobam ações que visam potencializar a resistência ácida e remineralização dentais e que proporcionem a neutralização dos ácidos presentes na cavidade bucal. Porém, ainda é limitado o conhecimento sobre o papel de agentes que potencialmente poderiam exercem tais efeitos. Assim, esta proposta, composta por dois projetos, terá como objetivos: 1) verificar se o uso de uma solução de lactato de cálcio (LacCa) bochechada previamente ao flúor (F) reduziria o desgaste e a desmineralização do esmalte exposto a uma fonte ácida exógena (ácido cítrico) e 2) testar se suspensões orais neutralizantes (antiácidos) poderiam minimizar o desgaste e desmineralização ocasionados por uma solução de ácido clorídrico, que simula ácidos de origem endógena. Para tal, serão conduzidos um estudo in situ e um in vitro, utilizando-se esmalte dental bovino. No modelo in situ, estruturado segundo um delineamento crossover, 14 voluntários bochecharão LacCa + F ou somente F, por 10 dias, de maneira independente e alternada, previamente a desafios erosivos efetuados com ácido cítrico. No trabalho in vitro, fragmentos de esmalte serão expostos ao ácido clorídrico, simulando o contato da estrutura dental com o conteúdo gástrico que atinge a cavidade bucal como resultado de episódios de êmese, e, a seguir, serão aplicados agentes neutralizantes compostos por hidróxido de magnésio e/ou hidróxido de alumínio, alginato de sódio + bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio ou sulfato de alumínio-magnésio hidratado. Em ambos os estudos serão avaliados a microdureza e o desgaste do esmalte. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TURSSI, CECILIA P.; HARA, ANDERSON T.; AMARAL, FLAVIA L. B.; FRANCA, FABIANA M. G.; BASTING, ROBERTA T.. Calcium lactate pre-rinse increased fluoride protection against enamel erosion in a randomized controlled in situ trial. Journal of Dentistry, v. 42, n. 5, p. 534-539, . (11/02533-0)
TURSSI, CECILIA P.; VIANNA, LIDIA M. F. F.; HARA, ANDERSON T.; DO AMARAL, FLAVIA L. B.; FRANCA, FABIANA M. G.; BASTING, ROBERTA T.. Counteractive effect of antacid suspensions on intrinsic dental erosion. European Journal of Oral Sciences, v. 120, n. 4, p. 349-352, . (11/02533-0, 11/10789-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.