Busca avançada
Ano de início
Entree

Enzimas em síntese assimétrica: evolução dirigida das epóxido-hidrolases de Rhodotorula glutinis e Pichia stipitis

Processo: 11/06209-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luciana Gonzaga de Oliveira
Beneficiário:Luciana Gonzaga de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biocatálise 

Resumo

Epóxido-hidrolases pertencem a um amplo grupo de enzimas hidrolíticas, as quais não necessitam de co-fatores para atuarem. Estas enzimas são encontradas em todos os tipos de organismos vivos, incluindo insetos, plantas e microrganismos e agem sobre uma grande variedade de epóxidos convertendo-os aos respectivos dióis. As epóxido-hidrolases de grande interesse de aplicação biotecnológica uma vez que podem levar a formação de dióis quirais (enantioméricos e diastereoisoméricos) como uma alternativa a aplicação dos catalisadores químicos assimétricos. Neste estudo estamos propondo a clonagem e expressão das epóxido hidrolases de Rhodotorula glutinis e Pichia stipitis (selecionadas por um processo de triagem rápida) em Pichia pastoris, um sistema altamente eficiente para a expressão de genes de eucariotos. Após expressão e caracterização da enzima iniciaremos os estudos para melhoramento do desempenho na hidrólise enzimática enantiosseletiva de epóxidos por experimentos de evolução dirigida utilizando ciclos de mutagênese randômica (metodologias de recombinação via "DNA shuffling" e PCR mutagênico), expressão e triagem da atividade enzimática. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAGAS, FERNANDA O.; RUZZINI, ANTONIO C.; BACHA, V, LARISSA; SAMBORSKYY, MARKYIAN; CONTI, RAPHAEL; PESSOTTI, RITA C.; DE OLIVEIRA, LUCIANA G.; CLARDY, JON; PUPO, MONICA T. Genome Sequence of Streptomyces sp. Strain RTd22, an Endophyte of the Mexican Sunflower. MICROBIOLOGY RESOURCE ANNOUNCEMENTS, v. 4, n. 4 JUL-AUG 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

VETOR, MICRO-ORGANISMO RECOMBINANTE, MÉTODO DE OBTENÇÃO DE ENZIMA EPÓXIDO-HIDROLASE RECOMBINANTE, ENZIMA EPÔXIDO-HIDROLASE RECOMBINANTE E USO DA MESMA BR1020160263417 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Gabriela Desiree Tormet Gonzalez; Luciana Gonzaga De Oliveira - 10 de novembro de 2016

VETOR, MICRO-ORGANISMO RECOMBINANTE, MÉTODO DE OBTENÇÃO DE ENZIMA EPÓXIDO-HIDROLASE RECOMBINANTE, ENZIMA EPÓXIDO-HIDROLASE RECOMBINANTE E USO DA MESMA PCT/BR2017/000056 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Luciana Gonzaga de Oliveira; GABRIELA DESIREE TORMET GONZALEZ - 30 de maio de 2017

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.