Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de sistemas de ventilação em estruturas de criação e transporte de frangos de corte e suínos

Processo: 11/07545-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência
Pesquisador responsável:Daniella Jorge de Moura
Beneficiário:Daniella Jorge de Moura
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados: Luana Araujo Sabino ; Thayla Morandi Ridolfi de Carvalho
Assunto(s):Conforto térmico  Ventilação (conforto ambiental)  Instalações para animais  Suinocultura  Avicultura 

Resumo

Um dos principais problemas no interior de instalações para criação animal é o controle do ambiente através do sistema de ventilação a fim de proporcionar renovação de ar adequada, sendo de grande importância para manutenção da qualidade aérea e conforto térmico de verão e inverno em regiões de clima temperado, quente e úmido. Enquanto que, no transporte de animais a ventilação também tem função no controle do conforto térmico dos animais, influenciando diretamente na qualidade da carne no abate, tanto para suínos quanto para frangos de corte. Novas ferramentas tal como a geoestatística e a modelagem CFD (Computational Fluid Dynamics) estão sendo empregadas com resultados relevantes auxiliando a tomada de decisão no projeto de sistemas para climatização de instalações para criação e transporte de animais. Sendo assim, o objetivo deste projeto é estudar os efeitos da temperatura de bulbo seco, velocidade e deslocamento do ar nas condições de ambiente de criação de frangos de corte e suínos e no transporte de frangos de corte e suínos para simular um modelo ideal de ventilação nessas estruturas, levando em consideração variáveis que possam afetar os resultados, como as entradas e saídas de ar, exaustores, modelo de carroceria utilizadas no transporte animal e tipologia das instalações de criação, utilizando a geoestatística e a modelagem computacional. Para isso, serão coletados dados de temperatura de bulbo seco, umidade relativa e velocidade do ar em quatro tipologias de galpões de frangos de corte e uma de suínos em terminação, além da carroceria de transporte para frangos de corte e suínos. Nas instalações de criação ainda serão coletados os dados de concentração de amônia e dióxido de carbono. Os dados serão avaliados através da geoestatística e a modelagem computacional, possibilitando verificar deficiências e ajustes nos sistemas de climatização dessas estruturas, visando o maior bem-estar dos animais e a maior produtividade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CURI, THAYLA M. R. DE C.; DE MOURA, DANIELLA J.; MASSARI, JULIANA M.; MESQUITA, MARCIO; PEREIRA, DANILO F. COMPUTATIONAL FLUID DYNAMICS (CFD) APPLICATION FOR VENTILATION STUDIES IN BROILER HOUSES. Engenharia Agrícola, v. 37, n. 1, p. 1-12, JAN-FEB 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.