Busca avançada
Ano de início
Entree

Anisotropia de suscetibilidade magnética de materiais geológicos

Resumo

Este projeto destina-se ao estudo de diversos materiais geológicos, na área da Tectonofísica, tema fundamental e atual da Geologia estrutural e Geotectônica moderna. Para tanto, propõe-se a criação de um laboratório equipado com instrumentos de última geração, capazes de determinar as anisotropias de suscetibilidade e remanescência magnéticas. Estas novas técnicas são ferramentas auxiliares poderosas na investigação de inúmeros problemas geológicos. Na fase inicial do projeto, os estudos serão concentrados na determinação das anisotropias magnéticas em rochas metamórficas com diferentes graus de metamorfismo. A área escolhida para o início do trabalho compreende a região limite entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, enquadrada tectonicamente na faixa de dobramentos Ribeira/Araçuaí. Pretende-se investigar a história deformacional e, consequentemente, estudar a evolução cinemática da região. Uma pesquisa dessa natureza é totalmente inédita no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
D’AGRELLA-FILHO‚ M.S.; RAPOSO‚ M.I.B.; EGYDIO-SILVA‚ M. Paleomagnetic study of the Juiz de Fora Complex‚ SE Brazil: implications for Gondwana. GONDWANA RESEARCH, v. 7, n. 1, p. 103-113, 2004.
RAPOSO‚ M.I.B.; EGYDIO-SILVA‚ M. Magnetic fabric studies of high-grade metamorphic rocks from the Juiz de Fora Complex‚ Ribeira Belt‚ Southeastern Brazil. INTERNATIONAL GEOLOGY REVIEW, v. 43, n. 5, p. 441-456, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.