Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo conformacional e das interações eletrônicas de algumas classes de compostos carbonílicos mono- e di-substituídos na posição alfa

Processo: 11/03186-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Olivato
Beneficiário:Paulo Roberto Olivato
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos orgânicos  Espectroscopia 

Resumo

O objetivo principal deste projeto é o estudo dos diversos fatores e dos vários tipos de interações que regem a estabilidade de uma determinada conformação molecular e, conseqüentemente, são responsáveis pelas propriedades macroscópicas da substância correspondente. Para atingir esses objetivos serão realizados estudos de equilíbrios conformacionais de diversos compostos modelos selecionados, e dos efeitos mais importantes que determinam a estabilidade de uma dada conformação i.e. anomérico, hiperconjugativo, gauche e ligações de hidrogênio intramoleculares. Será dada importância ao estudo de alguns compostos de carbonílicos-beta-tiossubstituídos a saber: (a) 2-(etiltioacetil)-, 2-(etilsulfinilacetil)-, 2-(etilsulfonilacetil)- furanos- e tiofenos-5-substituídos; (b) alfa-fenilsulfinil-N-metil- e alfa-fenilsulfonil-N-metil- delta-valeroctamas-para-substituídas; (c) (alfa-fenilseleno-alfa-etilsulfinil)- acetofenonas-para-substituídas e (d) 2-(etilsulfonil)-acetatos de fenila-4'-substituídos. Os estudos de análise conformacional serão realizados conforme metodologia desenvolvida anteriormente em nossos laboratórios, envolvendo medidas experimentais através da espectroscopia no infravermelho em conjunção com cálculos teóricos das geometrias e energias dos confôrmeros envolvidos no estado gasoso e em solução empregando-se a teoria da solvatação. Os estudos sobre as interações orbitalares que estabilizam as principais conformações serão realizados através de cálculos teóricos através do método de NBO ("Natural Bond Orbital"). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, DANIEL N. S.; OLIVATO, PAULO R.; RODRIGUES, ALESSANDRO; DAL COLLE, MAURIZIO. Conformational analysis and electronic interactions of some 2-ethylsulfinyl-(4 `-substituted)-phenylacetates. Journal of Molecular Structure, v. 1108, p. 245-256, MAR 15 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.