Busca avançada
Ano de início
Entree

Formulações do método dos elementos de contorno aplicadas à análise da propagação de fissuras em materiais quase-frágeis considerando efeitos dependentes do tempo

Resumo

Este projeto de pesquisa trata da análise da propagação de fissuras, considerando efeitos dependentes do tempo, em domínios bidimensionais utilizando o método dos elementos de contorno (MEC). O MEC vem sendo utilizado com sucesso na análise de diversos problemas de engenharia. Considerando problemas de mecânica da fratura, o MEC é especialmente eficiente devido à redução da dimensionalidade de sua malha, o que permite a simulação do crescimento das fissuras sem as dificuldades do processo de remalhamento. Neste projeto, pretende-se desenvolver formulações não-lineares do MEC para a análise da propagação de fissuras em materiais quase-frágeis. Nesses materiais, a zona de processo à frente da ponta da fissura introduz efeitos fisicamente não-lineares no comportamento estrutural. Assim, para a simulação da presença da zona de processo, modelos não-lineares são necessários. Pretende-se simular a propagação de fissuras em regimes independente e dependente do tempo. Duas formulações do MEC serão utilizadas para a simulação do crescimento das fissuras. A primeira delas é a conhecida formulação dual do MEC, onde equações singulares e hiper-singulares são escritas para elementos definidos ao longo das faces das fissuras. A segunda formulação utiliza um campo de tensões iniciais para a representação da zona coesiva. Nesta formulação, o termo de domínio da equação integral clássica do MEC será degenerado, de forma a atuar somente ao longo do caminho de crescimento das fissuras. Pretende-se comparar os resultados obtidos por ambas as formulações, para os casos dependentes e independentes do tempo, com análises numéricas e experimentais disponíveis na literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, HUGO LUIZ; LEONEL, EDSON DENNER. Cohesive crack growth modelling based on an alternative nonlinear BEM formulation. ENGINEERING FRACTURE MECHANICS, v. 111, p. 86-97, . (11/07771-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.