Busca avançada
Ano de início
Entree

Fibras de fácil fermentação: alternativa de ingrediente energético para equinos

Processo: 10/16157-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Roberta Ariboni Brandi
Beneficiário:Roberta Ariboni Brandi
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Equinos  Fibras na dieta  Metabolismo animal 

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade de inclusão de polpa cítrica e casca de soja, na dieta de equinos, avaliadas através de ensaios de digestibilidade, curva glicêmica e insulinêmica, concentração sanguínea de ácidos graxos voláteis e lactato, qualidade e pH das fezes e ensaio de palatabilidade. O experimento será disposto em dois quadrados latinos (QL). As dietas serão compostas por 50% volumoso e o concentrado terá níveis crescentes de inclusão (0, 7, 14, 21 e 28%) de cada uma das fontes de fibra. Para o ensaio de digestibilidade será utilizado QL 5x5, sendo as variáveis os coeficientes de digestibilidade de matéria seca, matéria mineral, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, extrato etéreo, carboidrato solúvel, carboidrato rapidamente fermentável, carboidratos não fibrosos,carboidratos totais e energia bruta. Também o pH das fezes será aferido e uma avaliação de consistência e cor das fezes será realizada. O ensaio de palatabilidade será composto pelo ensaio de primeira escolha e taxa de consumo bem como a taxa de ingestão de matéria seca (g/kg0,75), totalizando 120 observações. Para determinação das concentrações sanguíneas de glicose, insulina, ácidos graxos voláteis e lactato, o sangue será colhido imediatamente antes e 0,5, 3, 6 e 9 horas após o fornecimento do concentrado. Pretende-se assim determinar o melhor nível de inclusão de cada uma das fontes de fibras e a resposta metabólica do animal a esta fonte. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GODOY KABE, ASSUKA MARINA; DE SOUZA, ALINE DUARTE; DE MORO SOUSA, RICARDO LUIZ; DA SILVA BUENO, IVES CLAUDIO; MOTA, THAIS PAGOTTI; CRANDELL, KATHLEEN; VERVUERT, INGRID; CORREA, GRAZIANI FERRER; BRANDI, ROBERTA ARIBONI. Soybean Hulls in Equine Feed Concentrates: Apparent Nutrient Digestibility, Physicochemical and Microbial Characteristics of Equine Feces. Journal of Equine Veterinary Science, v. 36, p. 77-82, JAN 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.